Universidade poupa R$ 1,13 mi com nova tecnologia

Rede de dados passa a ter redução de custos e maior agilidade

seg, 21/05/2007 - 16h23 | Do Portal do Governo

A UNESP economizou R$ 1,13 milhão com o desenvolvimento e implementação dos sistemas de serviços que trazem vantagens a custos das diárias, transporte e improdutividade pelo tempo do deslocamento. Recursos como transmissão simultânea de áudio e vídeo pela Videoconferência e UnespTVnet tornaram possível a reunião virtual de grupos para finalidades diversas, como treinamentos, defesas de teses e dissertações.

Para a UNESP, cujas Unidades Universitárias estão em diferentes regiões do Estado, esse serviço proporciona economia de custos e de tempo. Desde 2004, quando a Videoconferência entrou em funcionamento, por exemplo, foram feitos cerca de 250 atendimentos. O desenvolvimento e o gerenciamento desses recursos é uma das tarefas da Assessoria de Informática (AI) da Universidade.

Ensino a distância – Para o Ensino a Distância, a Assessoria já dispõe de tecnologia específica para o ensino e aprendizagem. Falta apenas o aprimoramento da infra-estrutura para garantir o pleno funcionamento do EaD, segundo o assessor-chefe da Assessoria de Informática, Alberto Antônio de Souza.

A edição de textos no Portal UNESP e em suas páginas internas tem sido feita por meio da internet, com o Sistema de Editoração de Textos (SES) desenvolvido pela equipe da AI. O SES permite a atualização das informações de forma rápida e simplificada e atendendo ao padrão visual da Universidade.

Telefonia – A implantação do modelo de telefonia que utiliza a rede de computadores em substituição à rede convencional, chamada de “Voz sobre IP” ou VoIP, é também uma das conquistas da Assessoria. Atualmente todos os telefones da Reitoria, localizada no município de São Paulo, e mais 200 aparelhos em Unidades, funcionam pela rede de dados, gerando uma economia de cerca de 70% nas contas telefônicas.

Entre Unidades, os telefones que utilizam o sistema VoIP fazem chamadas interurbanas ao custo de minutos locais, independentemente da cidade onde a ligação foi originada. Além disso, por esse canal, as ligações entre ramais não têm custo de operadoras de telefonia. “A implantação da telefonia VoIP permite o atendimento da demanda antes reprimida”, assinala o responsável pela AI.

ADP – Antes do desenvolvimento do sistema de Acompanhamento de Desenvolvimento de Profissional (ADP), interligado em rede, a Coordenadoria de Recursos Humanos recolhia os dados dos servidores por meio de impressos preenchidos manualmente. Após a conclusão do software, a execução da tarefa tornou-se mais simples e eficiente.

Cada um dos cerca de sete mil servidores preenche sua própria avaliação, utilizando a internet, para posterior aprovação de seu superior, sem burocracia e perda de tempo. Esse foi o primeiro grande sistema com acesso via web, segundo seus programadores.

O ADP e outros sistemas importantes, como os que reúnem informações sobre Orçamento e Finanças, Recursos Humanos, Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Iniciação Científica, serão reunidos no Portal de Sistemas da UNESP e acessíveis mediante autenticação automática. “A área de informática tem conseguido significativos avanços e permitido que a Universidade desenvolva e divulgue adequadamente suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão”, conclui Souza.

Da Unesp