Unidades prisionais de SP promovem atividades de saúde e esporte

Em abril, a Secretaria da Administração Penitenciária realizou diversas ações voltadas ao bem-estar dos funcionários

seg, 20/05/2019 - 11h34 | Do Portal do Governo

A saúde e o bem-estar dos servidores das unidades prisionais vinculadas à Coordenaria da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), estiveram na pauta no mês de abril.

Em ações organizadas pelo Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), por meio das Comissões Internas de Prevenção a Acidentes (Cipas), o corpo funcional dos presídios passou por exames rápidos, além de participar de palestras e de atividades físicas.

É importante destacar que, no Vale do Paraíba, equipes de enfermagem realizaram testes de glicemia nos servidores. Ao todo, 470 funcionários dos estabelecimentos penais tiveram os níveis de açúcar no sangue avaliados.

Também foi realizada a aferição da pressão arterial. No Centro de Ressocialização Feminino de São José dos Campos, houve a coleta de sangue para exames enviados ao Laboratório Central do município, para análises detalhadas.

Ginástica

Os agentes de segurança que fazem parte do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), acompanhados de professores de educação física convidados, promoveram aulas de ginástica laboral para os funcionários de diferentes setores das unidades.

Na sede da coordenadoria, a Cipa convidou as instrutoras Fernanda Marcitelli e Mileany Bussi a conversar sobre postura e a prática de exercícios. “O simples fato de se movimentar a cada uma hora no ambiente de trabalho e o alongamento das principais estruturas musculares é o suficiente para prevenir doenças ocupacionais”, explica Fernanda Marcitelli.

Na Penitenciária Feminina I de Tremembé e na Penitenciária II de Potim, educadores físicos e fisioterapeutas deram aulas da dança e de ginástica aos funcionários. Uma palestra sobre a importância de uma vida ativa e sem sedentarismo foi ministrada na Penitenciária Feminina II de Tremembé. Partidas de futebol ocorreram na Penitenciária I de Tremembé e no Centro de Detenção Provisória de Suzano, no Alto Tietê.

“O objetivo da SAP é motivar os funcionários a ter hábitos mais saudáveis. As ações do mês foram positivas e trouxeram discussões importantes, mas muitas vezes ignoradas no dia a dia”, ressalta Patricia Juliana Damasceno Santana, diretora do CQVidass da Corevali.