Unidades do CIC registram mais de 1 milhão de atendimentos no Estado em 2019

Programa busca promover atividades e serviços gratuitos que possibilitem melhoria na qualidade de vida da comunidade local

sáb, 18/01/2020 - 8h22 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Justiça e Cidadania

No ano passado, a atuação da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado fortaleceu a promoção dos direitos humanos, o acesso à Justiça e à cidadania, aprimorando projetos e programas e desenvolvendo ações estratégicas nessa área. O programa Centro de Integração da Cidadania (CIC) fez parte dos inúmeros serviços prestados à sociedade.

Na soma de todas as unidades, o CIC registrou 1.397.513 de atendimentos de janeiro a dezembro de 2019. Cerca de 23.539 mil pessoas assistiram às 30 palestras ministradas nos CICs, que abordaram temas voltados para a cidadania.

Em relação aos cursos em parceria com o Centro Paula Souza, foram oferecidas 5.782 vagas de cursos entre agosto e dezembro de 2019, nas 17 Unidades CIC. Durante todo o ano, foram desenvolvidos 77 Cidadania em Movimento, com mais de 102.497 atendimentos prestados em 18 cidades.

O programa realizou seis edições do projeto Sabadania, com mais de 25.538 atendimentos; ações e mutirão de saúde como, projeto água limpa, caravana da saúde, vacinação de idosos contra gripe, campanha da visão, glicemia, HIV, hepatite e ação saúde bucal, além de diversos serviços do Programa de Saúde da Família oferecidos nas unidades.

O CIC tem como objetivo promover atividades e serviços gratuitos que possibilitem melhoria na qualidade de vida da comunidade local e estimulem a integração e a inclusão social. São 17 unidades no Estado, sendo oito na capital, cinco na Grande São Paulo, uma no litoral e três no interior de São Paulo.

Ações

Nas unidades do CIC, a população pode participar ativamente de ações para o desenvolvimento da comunidade e tem acesso a inúmeros serviços gratuitos, como emissão de documentos e de segunda via de contas, serviços do Poupatempo, Acessa São Paulo e cadastro biométrico para eleitores e mutirões.

Os espaços realizam cursos de capacitação, palestras, encaminhamento para vagas de emprego; orientação jurídica e acesso à Justiça e orientação aos consumidores. Os cidadãos ainda contam com orientação para imigrantes e refugiados, capacitação e orientação pelo Sebrae, ensino social profissionalizante e mediação de conflitos.

Também são oferecidos perícias de investigação de paternidade (DNA), exames de saúde e triagem para atendimento odontológico, além de atividades culturais e esportivas, entretenimento, corte de cabelo e serviços de beleza.