Unidade da USP comemora consolidação da produção científica intelectual

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) celebra mais uma marca. Recentemente, o programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação (PPgSI) alcançou o […]

ter, 04/09/2018 - 13h02 | Do Portal do Governo

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) celebra mais uma marca. Recentemente, o programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação (PPgSI) alcançou o número de 100 dissertações de mestrado defendidas.

O número foi atingido com a apresentação do trabalho “Métodos e recursos de análise de riscos para projetos de implantação de ERP influenciados por incertezas sazonais”, do aluno Paulo Mannini, com orientação do professor Edmir Parada Vasques.

“Com início em 2010, o mestrado em Sistemas de Informação teve a primeira defesa em 2012 e apresenta crescimento sólido”, afirma a professora Karina Valdivia Delgado, coordenadora do mestrado em Sistemas de Informação. “Esperamos que, em breve, seja aprovado o curso de doutorado, o que permitirá promover o PPgSI a um patamar maior de consolidação”, projeta.

Conquistas

De acordo com a coordenadora, as principais conquistas obtidas pelo programa desde sua implantação na EACH são evidenciadas pela avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na qual o mestrado passou de nota 3 para 4.

“O programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação foi um dos primeiros da EACH e tem contribuído substancialmente para a pós-graduação da unidade. A evolução denota os esforços das comissões coordenadoras ao longo do tempo para aliar quantidade e qualidade das pesquisas”, enfatiza a professora Fátima de Lourdes Nunes, presidente da Comissão de Pós-Graduação da EACH.

Atualmente, o programa conta com duas linhas de pesquisa e os egressos do curso estão preparados para usar, desenvolver e avaliar metodologias e técnicas computacionais para solucionar os desafios dos sistemas de alta complexidade necessários na sociedade moderna.

Dissertação

O trabalho “Métodos e recursos de análise de riscos para projetos de implantação de ERP influenciados por incertezas sazonais” foi realizado para atuar com o tema do gerenciamento dos riscos nos projetos de implantação de sistemas Enterprise Resource Planning – Sistema Integrado de Gestão (ERP).

A pesquisa abordou os processos de análise de riscos nesses projetos, considerando a influência de incertezas sazonais, que são incertezas que ocorrem em períodos específicos do ano e que possuem probabilidades de ocorrência diferentes a cada ano.