Unicamp tem 2º supercomputador mais rápido da América Latina

Mais de 360 pesquisadores em 45 instituições brasileiras são beneficiados com o equipamento

sex, 09/08/2013 - 11h50 | Do Portal do Governo

O supercomputador do Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho em São Paulo (Cenapad-SP), situado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está presente no mais recente ranking LARTop50, que lista os supercomputadores mais rápidos da América Latina. A incrível máquina encontrada no interior do Estado é a segunda em performance na América Latina e a primeira no Brasil.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

O equipamento conta com financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de são Paulo). Tem capacidade de processamento de 33 teraflops (trilhões de operações de ponto flutuante por segundo), o que equivale a cinco mil computadores pessoais trabalhando simultaneamente.

O supercomputador viabiliza a realização de cálculos complexos para 122 estudos vinculados a 45 instituições no Brasil, além de uma na Colômbia, nas áreas de física, química, engenharia, computação, estatística, zootecnia, biologia, matemática e astronomia. Mais de 360 pesquisadores são beneficiados.

“A computação de alto desempenho é usada nas mais variadas aplicações, da fabricação de medicamentos à construção de aviões. É fundamental que a comunidade científica acesse computadores com grande capacidade de processamento e, com isso, possa desenvolver pesquisas cada vez melhores e mais competitivas internacionalmente”, explica o professor do Departamento de Física da Matéria Condensada do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp e coordenador do Cenapad-SP de 2003 a junho de 2013, Edison Zacarias da Silva.

Como usar em projetos científicos

Pesquisadores interessados em utilizar o sistema podem solicitar uma conta temporária ou submeter um projeto científico para pleitear uma conta permanente – o passo a passo está disponível aqui. Se aprovado pelos assessores do centro, o usuário ganha tempo de uso e espaço em disco para os cálculos de que necessita.

Do Portal do Governo do Estado