Unicamp recebe evento que aborda o tema afroempreendedorismo

InovaAfro reuniu diversos empreendedores e membros da comunidade acadêmica na Universidade Estadual de Campinas

qua, 25/09/2019 - 10h34 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sediou, em 13 de setembro, as atividades da 1ª edição do evento InovaAfro. O encontro sobre afroempreendedorismo foi organizado em parceria entre a Agência de Inovação Inova Unicamp, a Faculdade Zumbi dos Palmares e o Coletivo Conexão Preta.

A iniciativa reuniu representantes do mercado empresarial e do meio estudantil para discutir questões relacionadas à representatividade e liderança para membros da comunidade afrodescendente no contexto do empreendedorismo.

“Promovemos várias discussões sobre de que forma podemos, cada vez mais, ter a participação ou fomentar a participação dos afrodescendentes na construção de um ecossistema socioeconômico baseado no conhecimento”, avalia o diretor-executivo da Inova Unicamp, Newton Frateschi.

“Hoje é um dia de muita alegria para os nossos trabalhos porque damos mais um passo significativo no sentido de consolidar a construção de um olhar e de um endereçamento que aproveite essa grande energia disponível, a da juventude negra”, salienta o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente.

Parceria

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, também destacou a relevância da ação inédita na universidade. “É uma parceria muito importante. Precisamos, cada vez mais, trazer essa população fundamental ao País para inovar e empreender”, salienta.

“Queremos olhar para a frente e ver que temos mais possibilidades. Essa iniciativa é muito legal porque nos oferece a visão de que podemos ter confiança e capacidade”, enfatiza Fernanda Ferreira, representante do Coletivo Conexão Preta.