Unicamp realiza primeira fase do Vestibular 2020 neste domingo (17)

Ao todo, mais de 72 mil candidatos inscritos no processo seletivo concorrerão a 2.570 vagas, em 69 cursos de graduação

sáb, 16/11/2019 - 8h32 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aplicará, no próximo domingo (17), a prova da primeira fase do Vestibular 2020 para 72.859 candidatos. A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) orienta cada candidato a consultar o local do exame com antecedência.

No Estado de São Paulo, a Unicamp realiza as provas em 30 cidades: Araçatuba, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos. Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

Os candidatos inscritos no processo seletivo concorrerão a 2.570 vagas, em 69 cursos de graduação. Esse número representa 80% das vagas regulares, já que, a partir deste ano, o preenchimento dos outros 20% será por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Horários

A recomendação é que os candidatos cheguem ao local de prova às 12h (horário de Brasília), pois o acesso aos locais de prova será permitido até 13 horas (também horário de Brasília).

Sair de casa com antecedência é importante, tendo em vista que o candidato poderá encontrar trânsito intenso em alguns locais. A Comvest orienta os candidatos a fazer o percurso até o local de provas antes do dia do exame, para conhecer o caminho.

Primeira fase

O exame da primeira fase é composto por 90 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira: 13 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 13 questões de Matemática, 9 questões de História e 9 questões de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), 9 questões de Física, 9 questões de Química, 9 questões de Biologia, 7 questões de Inglês, além das 12 questões interdisciplinares. Cada questão tem quatro alternativas.

O tempo máximo de prova na primeira fase é de cinco horas e o mínimo, de três horas e trinta minutos.

O que levar para a prova

Os candidatos deverão levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso.

É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova.

O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os aparelhos deverão ficar no chão, ao lado da carteira. Estão permitidos: água, sucos, doces, uso de bermudas e vestimentas leves.

Aplicativo do Vestibular

A Comvest possui um aplicativo gratuito (app Vestibular Unicamp) para celulares e dispositivos móveis, a partir do qual os estudantes podem receber alertas sobre as datas importantes do vestibular, registrar para consultas sobre locais de prova, listas e notas, além de ter acesso rápido às informações mais relevantes sobre o processo seletivo.

Manual do Ingresso

O Manual do Ingresso 2020 está disponível para consulta na página eletrônica da Comvest. A publicação traz todas as informações e orientações necessárias para os estudantes em relação ao processo de inscrição, às provas e demais etapas do Vestibular.