Unicamp promove recepção aos novos estudantes indígenas

Ao todo, 95 alunos ingressaram em cursos da Universidade Estadual de Campinas por meio do Vestibular Indígena 2020

sex, 28/02/2020 - 20h14 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Unicamp

Na quinta-feira (27), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizou a Calourada Indígena, evento de recepção aos 95 novos estudantes que ingressaram na instituição por meio do Vestibular Indígena 2020.

Os calouros puderam compartilhar histórias e experiências e conhecer o que a Unicamp tem a oferecer para as vidas acadêmicas. Os participantes dão continuidade ao projeto de tornar a universidade um local como reflexo da sociedade brasileira.

“Temos uma vontade de, cada vez mais, contar com a diversidade dentro da Unicamp e os indígenas fazem parte desse processo. Certamente, eles trazem muitas experiências e são o oxigênio de que precisamos para renovar a nossa universidade”, destaca o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, à TV Unicamp.

A recepção teve a presença de dirigentes da instituição de ensino e de veteranos, como o Arlindo Gregório, ingressante na Unicamp em 2019. “A nossa realidade é desconhecida pela própria sociedade. Somos um pouco invisíveis em relação à nossa cultura e ao nosso jeito de viver. Para nós, esta experiência é muito importante porque trabalhamos as questões relativas ao preconceito”, explica o estudante à TV Unicamp.

Adaptação

Para a pró-reitora de Graduação da Unicamp, Eliana Amaral, o contato entre calouros e veteranos auxilia no processo de adaptação. “Na verdade, o nosso objetivo neste ano é que eles se integrem ao grupo que chegou em 2019. Isso faz parte do nosso programa geral de mentoria”, ressalta à TV Unicamp.

Após a recepção, os novos alunos seguiram para a matrícula. A programação da Calourada Indígena também contou com atividades de apresentação dos serviços da Unicamp que podem contribuir com o bem-estar dos estudantes, além de promover a integração cultural entre todos.

De São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, Maria Divaldina Nogueira é uma das novas alunas e cursará Geologia. Para a estudante, trata-se de uma oportunidade de levar conhecimento para a comunidade da etnia piratapuia e mostrar, na universidade, a cultura regional. “Estou achando essa experiência muito legal. Tenho que aprender muito aqui”, afirma à TV Unicamp.