Unicamp: programa desperta talentos de alunos do Ensino Médio de SP

Já na 17ª edição, iniciativa também engloba o desenvolvimento de ações de pesquisa em laboratórios da universidade

qui, 10/01/2019 - 14h09 | Do Portal do Governo

Durante o mês de janeiro, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, promove as atividades da 17ª edição do programa Ciência & Arte nas Férias. A inciativa começou em 7 de janeiro e segue até 2 de fevereiro.

De acordo com os organizadores, a ação busca despertar jovens talentos para pesquisa científica e artes, com o envolvimento dos participantes em atividades práticas com os desafios atuais da ciência, a metodologia do trabalho científico, o ambiente humano dos laboratórios de pesquisa e as várias formas de expressão.

“Temos a participação de alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Campinas e região. Assim, podemos despertar na juventude o interesse pela ciência e pela arte, além de mostrar a importância da universidade pública”, ressalta o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, presente na cerimônia de abertura.

Público

Estudantes do Ensino Médio ligados às Diretorias de Ensino Leste e Oeste e das Diretorias de Ensino de Limeira e de Piracicaba integram o público-alvo, para a realização de atividades de pesquisa em laboratórios, sob a supervisão de professores e pesquisadores da universidade.

Vale destacar que o programa inclui o desenvolvimento de ações de pesquisa em laboratórios da Unicamp, sob a orientação de docentes e cientistas, incluindo oficinas e visitas monitoradas, ao englobar as grandes áreas do conhecimento.

O professor Tiago Ferrari marcou presença ao representar a Secretaria de Educação de Campinas na solenidade de abertura, realizada em Campinas nesta segunda-feira (7), com 160 alunos de 65 escolas públicas. “Costumo dizer que sou filho de professores da Unicamp e que, apesar da minha proximidade, foi por meio de eventos dessa natureza que senti efetivamente a presença da instituição e adquiri visão mais ampla”, salienta.

Oportunidade

O professor do Instituto de Biologia da Unicamp Daniel Martins de Souza avalia que o programa representa uma chance para a universidade mostrar a produção intelectual. “Nada mais justo do que uma instituição oferecer a oportunidade aos alunos das escolas públicas da região de conhecê-la. O mais importante é estimular o participante a iniciar uma carreira cientifica ou artística, conhecendo um lugar em que possam estudar”, afirma.

“Trata-se de um programa que mora no meu coração e que permite ao estudante do Ensino Médio ficar imerso durante um mês na Unicamp, conhecê-la e se preparar para a vida acadêmica”, explica o secretário municipal de Cultura de Campinas, Ney Carrasco, que abordou a história da iniciativa, durante o discurso.