Unicamp oferece 480 vagas em 8 novos campus

Os cursos não repetem as carreiras já oferecidas pela universidade

qua, 01/10/2008 - 8h27 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Ciências Aplicadas, localizada no novo campus da Unicamp em Limeira, oferecerá 480 vagas já a partir de 2009. São eles: Gestão de Políticas Públicas, Gestão de Agronegócio, Gestão de Comércio Internacional, Gestão de Empresas, Ciências do Esporte, Nutrição, Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura, sendo os quatro últimos em período integral e os quatro primeiros, noturnos.

Os cursos não repetem as carreiras já oferecidas pela Unicamp e terão 60 vagas cada um. Alguns desses cursos, como gestão de agronegócio, gestão de comércio internacional e engenharia de manufatura, são inéditos no país com a configuração acadêmica dada pela Unicamp. As 480 vagas iniciais serão distribuídas eqüitativamente nos períodos diurno e noturno. Para abrigar os oito novos cursos, a Unicamp já realizou 10 mil metros quadrados de obras físicas no novo campus, incluindo salas de aula, anfiteatros, laboratório de informática e as primeiras instalações para biblioteca, administração e salas de professores.

Novos cursos

Ciências do Esporte

O curso situa-se no domínio do esporte, no sentido abrangente e plural, preponderantemente orientado para o desenvolvimento e aperfeiçoamento corporal das pessoas. Os estudantes devem entender o esporte também enquanto prática com diferenciação de acentuações e intencionalidades nos domínios da Educação e formação institucionais, do rendimento esportivo, da recreação e do lazer, das políticas públicas, da reeducação, adaptação e reabilitação.

Sendo o estudante um futuro profissional da área da saúde, o curso foi estruturado de maneira que ele possa, dentre outras coisas: atuar de forma integrada e compartilhada na promoção, prevenção e recuperação da saúde no nível individual e coletivo; realizar procedimentos específicos dentro de seu âmbito profissional; atender às pessoas e à comunidade de forma integral, criando vínculos, identificando os riscos mais comuns e atuando na promoção da saúde; adequar criticamente sua vida profissional aos contextos social, político e histórico vigentes, promovendo a defesa da individualidade e respeitando os princípios de cidadania, com a perspectiva transformadora de redução das desigualdades.

O estudante formado em Ciências do Esporte pela Unicamp estará apto a atuar no ensino, assessoria, planejamento, gestão, execução e avaliação de programas e projetos de educação física voltados para diferentes grupos sociais. Poderá também atuar na área da pesquisa científica, com investigações e estudos referentes às variadas temáticas relacionadas ao esporte e à atividade física, considerando as diferentes abordagens e possibilidades da sociedade atual. Sua atuação no mercado de trabalho tem como finalidade principal a formação de técnicos superiores em desporto,com competência para exercer atividades em autarquias, clubes desportivos, academias, empresas promotoras de atividades desportivas e de gestão desportiva.

Engenharia de Manufatura

A estrutura do curso de Engenharia de Manufatura da Unicamp, inédito no Brasil, é alicerçada em disciplinas básicas e fundamentais. A palavra manufatura significa fabricar bens. Os engenheiros de manufatura dirigem e coordenam os processos de fabricação do início ao fim. O engenheiro de manufatura se dedica ao planejamento, projeto e gerência de sistemas organizacionais que envolvem pessoas, materiais, tecnologias, recursos financeiros e o ambiente.  Este profissional é mais envolvido com as técnicas de fabricação, desde o planejamento à embalagem do produto acabado.

É um especialista em campos específicos da engenharia de fabricação, que é responsável pela identificação dos problemas e das suas soluções mais adequadas. O engenheiro de manufatura é um importante vetor da geração, implementação e difusão de inovações tecnológicas. Estes profissionais trabalham com as mais variadas ferramentas, como robôs, controladores programáveis e numéricos, desenvolvendo sistemas e realizando a sintonia fina de instalações e montagem, embalagem e expedição de produtos. No mundo global, o engenheiro de manufatura cria métodos e sistemas para produzir bens de forma eficiente e econômica, proporcionando ao produto final uma vantagem competitiva no mercado. Os engenheiros de manufatura projetam ferramentas e equipamentos, e trabalham com todos os aspectos da manufatura, desde o controle, produção e manipulação de materiais, mecanização, até a automação dos processos. A linha de montagem é a sua área de domínio. A robótica e os sistemas de visão são algumas das ferramentas mais avançadas dos engenheiros de manufatura. Este engenheiro pode ser empregado em praticamente todos os ramos das indústrias de transformação, compreendendo um espectro que vai das indústrias de consumo não-durável a setores voltados para a produção de tecnologias de ponta. É bastante requisitado por empresas de serviços de áreas como transporte, logística, telecomunicação, projeto, hospitalar, entre outras.

Engenharia de Produção

O curso de Engenharia de Produção da Unicamp tem enfoque tanto na área de produção mecânica como na de química. A estrutura do curso é alicerçada em disciplinas básicas e fundamentais. As disciplinas básicas do curso são as mesmas da Engenharia Mecânica e, assim, fortalecem a rápida integração do egresso no mundo do trabalho e sua fácil adaptação às novas tecnologias. Desde o início do curso os estudantes serão estimulados a pensar criativamente, ter autoconfiança e espírito empreendedor, estimulando a complementação do estudo, quando for necessário, por mini projetos e/ou atividades coletivas e extra-classe que promovam a aplicação dos conceitos apresentados nas aulas formais.

A base comum entre os cursos da área de engenharia do novo campus de Limeira é bastante abrangente, permitindo sua fácil atualização e uma rápida incorporação de novas áreas sempre que forem demandadas.

O engenheiro de produção se dedica ao planejamento, projeto e gerência de sistemas sócio-técnicos, isto é, sistemas organizacionais que envolvem pessoas, materiais, tecnologias, recursos financeiros e o ambiente. Diferentemente do profissional de administração, o engenheiro de produção tem formação sólida nas disciplinas fundamentais das ciências exatas (física, química, matemática) e num conjunto de disciplinas específicas das engenharias, associadas às disciplinas dos campos da administração e da economia. Essa formação ampla coloca o engenheiro de produção numa posição distintiva em relação a outras profissões, para compreender os problemas industriais e de outros ambientes de negócio de forma global e não fragmentada.

Embora não seja um especialista em um campo específico da engenharia, o engenheiro de produção é capaz de entender a raiz dos problemas industriais e identificar as tecnologias necessárias para resolvê-los. Portanto, esse profissional é um importante vetor da geração, implementação e difusão de inovações tecnológicas.

As áreas específicas de conhecimento do engenheiro de produção são os sistemas gerenciais, compreendendo o planejamento e a implementação de sistemas informatizados de gerência, os sistemas de controle de processos industriais, o gerenciamento da tecnologia e os sistemas de qualidade e de melhoria da eficiência. Como decorrência dessas características, o profissional de engenharia de produção é muito requisitado no mercado de trabalho para ocupar posições gerenciais, plenamente capacitado para planejar e controlar a produção e projetar a organização do trabalho.

Gestão do Agronegócio

Durante o curso de Gestão do Agronegócio da Unicamp, os estudantes vão analisar a cadeia agroindustrial e os correspondentes sistemas nacional e internacional de comercialização de produtos agropecuários. Os graduandos vão estudar o planejamento e a gestão de estratégias do agronegócio no âmbito das empresas, tanto no plano nacional como internacional.

Espera-se que o profissional formado em Gestão do Agronegócio pela Unicamp seja capaz de atuar como gestor em todos os elos da cadeia agroindustrial, desenvolvendo uma compreensão da dinâmica do mercado, valorizando o papel da inovação e os impactos do agronegócio sobre a saúde das pessoas e sobre o meio ambiente. Deverá contar com uma visão sistêmica da cadeia do agronegócio, integrando a formulação de estratégias de concorrência e sua interação com o contexto econômico e social no qual está inserida.

O campo de atuação para o profissional formado pela Unicamp é bastante amplo. O gestor do agronegócio é requisitado, em diversas organizações, para atuar nas etapas de análise de alternativas, definição de opções, monitoramento e acompanhamento de ações no âmbito do agronegócio.

Gestão de Comércio Internacional

O curso de Gestão de Comércio Internacional da Unicamp aborda as características da dinâmica do comércio internacional, inserido no processo de integração crescente da economia mundial. Os estudantes serão motivados a analisar a interação das economias nacionais por meio do comércio, das finanças e dos fluxos de tecnologia. São identificadas e estudadas as estratégias das empresas e dos Estados Nacionais em busca do fortalecimento de sua inserção externa. Os graduandos estudam ainda, as instituições nacionais e internacionais que regem o comércio internacional.

O egresso deste curso deverá ter capacidade analítica para compreender as estratégias de competição das empresas e dos países no mercado mundial. O profissional formado pela Unicamp terá formação teórica e conhecimento prático para ser capaz de desempenhar o papel de gestor nas empresas e organizações envolvidas na concorrência internacional. Deverá ser capaz de formular estratégias e projetos para as ações privadas e públicas voltadas para o fortalecimento e a inserção das empresas e do país no comércio internacional.

O campo de atuação para o profissional formado pela Unicamp é bastante amplo. O gestor de comércio internacional é requisitado, em diversas organizações, para atuar nas etapas de análise de alternativas, definição de opções, monitoramento e acompanhamento de ações no âmbito do comércio internacional.

Gestão de Empresas

Uma vez consolidado o domínio dos aspectos gerais da administração, o curso parte para a abordagem dos problemas específicos da gestão das empresas, a partir de uma perspectiva que integra suas diversas áreas de atividades e os problemas da governança corporativa, no âmbito das mudanças econômicas, sociais e tecnológicas do mundo contemporâneo.

O profissional em gestão de empresas tem uma formação multidisciplinar. Dos formados pelo curso de Gestão de Empresas da Unicamp espera-se uma capacidade de análise crítica com o uso de concepções e ferramentas modernas de gestão, desenvolvidas a partir de uma perspectiva integrada, que leve em conta as tendências econômicas, tecnológicas e sociais do meio no qual a empresa está inserida.

O campo de atuação para o profissional formado pela Unicamp é bastante amplo. O gestor de empresas é requisitado, em diversas organizações, para atuar nas etapas de análise de alternativas, definição de opções, monitoramento e acompanhamento de ações, buscando a eficácia.

Gestão de Políticas Públicas

O curso abordará as características e modalidades da gestão pública e das organizações não-governamentais em diferentes âmbitos: sistemas de saúde; de educação e de segurança; em redes de serviços públicos de transporte, energia e telecomunicações. O objetivo é que os estudantes sejam capazes de formular e implementar estratégias e planos de ação que atendam às necessidades sociais nessas áreas.

O gestor de políticas públicas formado pela Unicamp terá uma formação multidisciplinar para desenvolver sua compreensão da importância do contexto econômico, político e social na formulação de estratégias, no desenho, na implementação e na avaliação de programas e de políticas públicas. Terá formação teórica e conhecimento prático para atuar como gestor em órgãos públicos, agências reguladoras e organizações não governamentais.

O campo de atuação para o profissional formado pela Unicamp é bastante amplo. O gestor de políticas públicas é requisitado, em diversas organizações, para atuar nas etapas de análise de alternativas, definição de opções, monitoramento e acompanhamento de ações no âmbito das políticas públicas.

Nutrição

O curso de graduação em Nutrição da Unicamp tem como objetivo uma formação generalista, humanística e crítica, pautada em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural. Sabe-se que a alimentação e a nutrição são fundamentais para promoção, manutenção e recuperação da saúde, tanto no âmbito individual quanto no coletivo. Por isso, o objetivo do curso é capacitar o futuro profissional a atuar com vistas à segurança alimentar e à atenção dietética em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição são essenciais, contribuindo desta maneira, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

O nutricionista formado pela Unicamp estará apto a atuar tanto em instituições onde o alimento é elaborado como naquelas onde o alimento é analisado. A área clínica também demanda nutricionistas, seja em hospitais, clínicas etc. Outra área de atuação para o nutricionista, que inclusive está se expandindo é a esportiva. Os egressos do curso de Nutrição da Unicamp estarão aptos também a trabalhar com a chamada ciência de alimentos, no que envolve o controle de qualidade e as análises química, física e biológica dos alimentos. Além disso, a nutrição social é outro setor que demanda profissionais qualificados, como por exemplo, para atuar em nutrição da família, domiciliar ou focada na terceira idade.

Sendo o estudante um futuro profissional da área da saúde, o curso foi estruturado de maneira que ele possa, dentre outras coisas: atuar de forma integrada e compartilhada na promoção, prevenção e recuperação da saúde no nível individual e coletivo; realizar procedimentos específicos dentro de seu âmbito profissional; atender às pessoas e à comunidade de forma integral, criando vínculos, identificando os riscos mais comuns e atuando na promoção da saúde; atuar com discernimento frente à situação econômica, social e organizacional do sistema de saúde, baseado no princípio da eqüidade; adequar criticamente sua vida profissional aos contextos social, político e histórico vigente, promovendo a defesa da individualidade e respeitando os princípios de cidadania, com a perspectiva transformadora de redução das desigualdades.

Da Unicamp