Unicamp lidera ranking de universidades divulgado por instituição britânica

Levantamento da publicação Times Higher Education avaliou 13 indicadores de desempenho em cinco áreas acadêmicas

seg, 23/07/2018 - 12h59 | Do Portal do Governo

A publicação britânica Times Higher Education (THE) divulgou, na última quarta-feira (18), um ranking em que a Unicamp foi considerada, pelo segundo ano consecutivo, a melhor universidade da América Latina.

Vale destacar que a entidade internacional é conhecida pela avaliação criteriosa de instituições de ensino superior em todo o mundo. Trata-se da terceira edição do levantamento realizado na América Latina. Na primeira, organizada em 2016, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocupou a segunda posição.

“A liderança da Unicamp é resultado do trabalho que toda a comunidade universitária vem fazendo de maneira estruturada e há muito tempo. É muito bom notar que as outras duas universidades públicas paulistas, USP e Unesp, estão muito bem classificadas, o que mostra a força do ensino público e da educação de qualidade”, comemora o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel.

Desafios

O Brasil domina a tabela pelo segundo ano seguido, ocupando seis das dez primeiras posições. Ao todo, o País tem 43 instituições representadas, contra 32 no ano passado. O diretor editorial dos Rankings Globais da THE, Phil Baty, demonstra preocupação com as dificuldades econômicos em território brasileiro.

“O estresse econômico contínuo está prejudicando o desempenho e a atratividade das universidades brasileiras no cenário global e colocando em risco o potencial futuro do sistema de ensino superior da nação”, considera o diretor.

É importante frisar que o levantamento de 2018 classificou 129 universidades de dez países da América Latina e Caribe. Os critérios de avaliação são os mesmos aplicados no THE World University Rankings, de abrangência global, porém com modificações para refletir as características das escolas superiores de cada região.

Ao todo, foram considerados 13 indicadores de desempenho, de cinco áreas: ensino (ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, renda e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e renda da indústria (transferência de conhecimento).