Unicamp firma acordo de mobilidade acadêmica com universidade da Noruega

Documento foi assinado no contexto do programa Erasmus, iniciativa da União Europeia para estudantes universitários

ter, 25/02/2020 - 9h27 | Do Portal do Governo

Um acordo assinado na primeira quinzena de fevereiro entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Nord University, da Noruega, permitirá a mobilidade de professores e alunos de pós-graduação das duas instituições. O documento foi assinado no contexto do programa Erasmus (EuropeanRegionActionScheme for the Mobility of University Students), iniciativa da União Europeia que financia a mobilidade acadêmica.

O Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) já firmou uma parceria com a Business School da instituição norueguesa, que tem interesse em buscar empresas ou locais que possam realizar pesquisas voltadas à inovação. A parceria permitirá a mobilidade de um docente e de um aluno de pós-graduação do DPCT já no primeiro semestre de 2020.

O coordenador do acordo na Unicamp é o docente do IG Marko Monteiro, que passará uma semana em Bodo, onde fica a Nord University. Ele será professor visitante por uma semana e deve dar aula sobre a política científica no Brasil, além de participar de reuniões com alunos de pós e docentes da Nord.

Roberto Rivas, da instituição norueguesa, deverá ir ao IG para ministrar palestras públicas e conversar com os alunos. Já foi publicado o edital de seleção de alunos do DPCT interessados na mobilidade para a Nord. O estudante selecionado deverá permanecer em Bodo por cinco meses e terá possibilidade de trabalhar em projetos como o WASP, de tecnologia marítima com propulsão a vento. Mais detalhes sobre a seleção podem ser obtidos no documento (em inglês).