Unicamp: estudantes participam de atividade do Programa Inova Jovem

Iniciativa da Universidade Estadual de Campinas busca despertar os alunos para novas possibilidades de carreira

ter, 04/09/2018 - 8h41 | Do Portal do Governo

Promovido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Programa Inova Jovem 2018 iniciou as atividades com o Workshop de Inovação. O evento foi realizado em 25 de agosto, na Faculdade de Ciências Médicas da instituição de ensino.

Vale destacar que a capacitação reuniu 145 alunos presencialmente e contou com escolas de quatro municípios, que participaram de modo virtual: Curitiba, no Paraná, e Mairiporã, Botucatu e Bauru, no interior paulista.

Na abertura, o diretor-executivo da Inova Unicamp, Newton Frateschi, enfatizou a importância do programa como uma forma de despertar os alunos para novas possibilidades de carreira. “O Inova Jovem tem como missão incentivar o empreendedorismo e demonstrar a eles que essa pode ser uma opção profissional. Certamente, eles sairão daqui pensando diferente e de olho em mais oportunidades”, avalia o professor.

Luiz Daniel Borges, da empresa 3M, ministrou a capacitação em “Design Thinking”. Virgílio Marques dos Santos, da FM2S, comandou a capacitação em Lean Canvas. A Liga Empreendedora e o Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp atuaram como mentores das equipes durante a elaboração do canvas, uma metodologia de administração de negócios. “Ficamos impressionados com as perguntas pertinentes que os alunos nos faziam”, afirma Marília Veríssimo, da Liga Empreendedora.

Expectativa

Presente ao workshop, o estudante Kevin Lincon participa do programa pela segunda vez. “A cada ano, me surpreendo mais com o Programa Inova Jovem. Neste ano, tenho muita expectativa de chegar até a premiação final”, afirma o aluno.

A edição de 2018 apresentou a visita de Wilhelm Klava, ex-aluno do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), vencedor do Programa Inova Jovem 2015, com a equipe Inova Auto, e atual aluno de Engenharia Mecânica da Unicamp. “Posso dizer que o Inova Jovem fez com que eu me interessasse mais pelo assunto. Atribuo à iniciativa o fato de já ter buscado a empresa júnior logo que ingressei na universidade”, revela.

Os participantes terão até 23 de setembro para fazer a entrega do canvas. Os seis melhores projetos seguem para o treinamento de pitch on-line e receberão uma sessão de mentoria individualizada.

Premiação

A final do Programa Inova Jovem 2018 será realizada durante o InovaCampinas 2018, quando serão apresentados os pitches e será conhecida a equipe vencedora, que pode levar até R$ 5 mil (R$ 1 mil por integrante).

Criada em 2014 pela Agência de Inovação Inova Unicamp, a competição de empreendedorismo busca capacitar alunos de Colégios Técnicos e de Ensino Médio Regular de todo Brasil em modelagem de negócios e inovação. Além disso, o objetivo é difundir o empreendedorismo como opção de carreira para os alunos, apoiando-os na transformação de ideias em negócios.

Patrocinam a edição de 2018 a Embraer, a Matera Systems e a FM2S Consultoria. São apoiadores do programa a Liga Empreendedora, o Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp, a Rede Global do Empreendedorismo – Campinas, a Campinas Tech, a Associação Campinas Startups, o Founder Institute e a Venture Hub.