Unicamp: Empresa júnior de Engenharia Civil e Arquitetura amplia atuação

Projec chegou a 36 trabalhos desenvolvidos no ano passado e obteve crescimento expressivo na execução de projetos

sex, 10/01/2020 - 16h40 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Acervo da empresa

Empresa júnior de alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Projec obteve um crescimento expressivo na execução de projetos em 2019, chegando a 36 trabalhos desenvolvidos. O aumento representa um incremento de onze projetos em relação a 2018 e vem sendo obtido gradualmente, já que até 2015 não ultrapassava a média de dez.

No ano passado, um dos destaques de atuação foi o trabalho voltado ao programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, realizado para a HM Engenharia. Em 2020, a construtora deve aplicar o projeto em cinco mil unidades no Estado, impactando em moradia para pelo menos 15 mil pessoas.

“O ‘Minha Casa, Minha Vida’ geralmente é um caixote, bem impessoal. Nós buscamos trazer questões inovadoras, com um olhar um pouco mais visual e mantendo um custo baixo, permitindo que as pessoas de baixa renda possam comprar. A grande sacada foi pensar em como fazer com que as pessoas se orgulhassem de morar lá”, salienta Leonardo Inhan, diretor-presidente da Projec e estudante de Engenharia Civil.

O desempenho dos estudantes no trabalho é elogiado pela companhia, que destaca o comprometimento na execução. “O trabalho com a Projec foi nossa primeira atuação com uma empresa júnior e a experiência foi muito válida pela ótima interação que tivemos. Nós nos impressionamos com o nível de pesquisa, conhecimento acadêmico e de aprofundamento dos participantes do projeto”, ressalta Jordana Albuquerque, superintendente de Gente e Gestão da HM Engenharia.

O reconhecimento também é percebido na avaliação dos demais clientes: 81% dos projetos receberam deles nota nove ou dez entre 2018 e 2019. Para Leonardo, esses resultados são fruto da experiência da Projec e da ânsia por aperfeiçoamento.

Ampliação

Constituída atualmente por uma equipe de 45 pessoas, a Projec almeja ampliar a atuação em 2020, mas o principal, de acordo com Leonardo, é manter o foco da empresa, com a missão de impactar positivamente na vida das pessoas, agindo diretamente na realização dos sonhos.

Para obter a expansão na atuação, o aluno explica que houve uma mudança no foco nos últimos anos, já que na origem da Projec os trabalhos eram primordialmente em projetos residenciais e hoje abrangem também as áreas comerciais e corporativas. “A partir de 2016, fizemos mudanças internas em termos de estrutura, dinâmicas organizacionais, começamos a olhar mais para vendas para ganhar escala e crescer”, afirma.

Além disso, a partir de agosto de 2019, a empresa passou a oferecer a execução de obras, prospectando clientes nessa área para 2020. “Acredito que em 2020 conseguiremos consolidar o modelo de construção e seremos a única empresa júnior que oferece os serviços de execução da obra, desde o projeto até a entrega da chave”, diz Leonardo.

No portfólio da Projec, constam também projetos como a sede da LiveHere em Campinas, as sedes de duas outras empresas juniores da Unicamp (Economica e Motriz), loja de chocolates, projetos residenciais e empreendimentos de pequeno porte.

Experiência

As empresas juniores brasileiras começaram a ser criadas em 1988, influenciadas pelo movimento francês de estudantes que reivindicava, desde a década de 1960, maior experiência prática na formação do ensino superior. Regulamentadas pela Lei 13.267/2016 no Brasil, elas se constituem como empresas sem fins lucrativos e podem ser criadas por estudantes de Ensino Superior ou Técnico.

Para Leonardo, a empresa júnior possibilita uma experiência prática importante, já que os estágios, durante a graduação, ocorrem somente ao fim do curso, e a Projec possibilita a entrada de estudantes desde o primeiro semestre letivo, já os conduzindo ao conhecimento prático. Com os treinamentos, e também com a necessidade de resolver os problemas enfrentados na execução dos projetos, ele diz que é possível um aprendizado rico na empresa.

Os professores são grandes aliados nesse sentido, conforme destaca, já que se colocam disponíveis para tirar dúvidas e auxiliar em problemas que eventualmente surjam. “Professores ajudam no desenvolvimento dos projetos, ajudam a treinar o olhar para ver coisas que às vezes não são percebidas por falta de experiência. O fato dos professores doutores da Unicamp se envolverem é um diferencial”, avalia.

Como toda empresa júnior, não é permitido o lucro para os integrantes. Assim, o faturamento é revertido na própria estrutura da empresa e na formação dos membros, propiciando a formação em cursos e outros tipos de eventos. Com o faturamento de 2019, Leonardo conta que será possível também reformar a sede da Projec, consolidando um ambiente mais profissional de trabalho.