Unicamp e Petrobras vão atuar juntas na pesquisa das camadas do pré-sal

Objetivo é desenvolver novas pesquisas na área para a exploração comercial das reservas

seg, 15/02/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Unicamp e a Petrobras assinaram na terça-feira, 11, uma carta de intenções para a criação de um Sistema de Capacitação, Ciência e Tecnologia em Carbonatos. O sistema também terá a participação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

A parceria entre a Petrobras e as universidades se dá em função das recentes descobertas de importantes reservas de petróleo em rochas carbonáticas, nas camadas do pré-sal, nas bacias de Santos e Campos. O objetivo é desenvolver novas pesquisas na área para a exploração comercial das reservas.  Segundo o diretor do Centro de Estudos de Petróleo (Cepetro) da Universidade, Osvair Vidal Trevisan, a cooperação da Unicamp com a Petrobras se dará nas áreas de engenharia de reservatório, geofísica, geogenharia, engenharia de petróleo e didática em geociências. De acordo com Trevisan, a partir da assinatura da carta de intenções, serão realizados novos contratos e convênios. “A Petrobras quer montar programas que viabilizem a concretização das intenções expressas na carta”. Na ocasião, o grupo da Petrobras também vai conhecer os laboratórios do Cepetro.

A rocha carbonatica é formada por sedimentação e sua composição primária são os carbonatos. Em geral, têm origem orgânica, resultante da deposição de detritos de seres vivos marinhos, como os corais. No caso do pré-sal, os seres vivos foram os estromatólitos.

Cepetro

O Cepetro existe desde 1987. Com o apoio da Petrobras, foram criados no mesmo ano o Departamento de Engenharia de Petróleo e o curso de mestrado em Engenharia de Petróleo. Em 1990, criou-se o Programa de Mestrado em Geoengenharia de Reservatórios de Petróleo, ambos programas multidisciplinares, baseados na Faculdade de Engenharia Mecânica e no Instituto de Geociências.    

Em 1993, foi implantado um programa de doutorado em Engenharia de Petróleo. Atualmente, o Cepetro apoia cursos e projetos na área de Ciências e Engenharia de Petróleo, contemplando as áreas de Exploração Petrolífera e Geoengenharia de Reservatórios Petrolíferos, atendendo às atividades de Geologia, Engenharia de Reservatórios, Perfuração e Contemplação de Poços, Produção Petrolífera, Gestão de Recursos Petrolíferos e Processamento Sísmico.

Entre os cursos oferecidos pela Unicamp, com o apoio do Cepetro, estão o mestrado e doutorado em Ciências e Engenharia de Petróleo, os cursos de Extensão ministrados sob demanda, e as disciplinas de ênfase em Engenharia de Petróleo na Graduação da Faculdade de Engenharia Mecânica e Graduação em Geologia no Instituto de Geociências.

Da Unicamp