Unicamp: Centro Superior de Educação Tecnológica inaugura novos laboratórios em Limeira

Alunos de saneamento e construção civil podem contar com laboratórios de química ambiental, controle ambiental e topografia

qui, 01/06/2006 - 19h30 | Do Portal do Governo

O Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset) da Unicamp inaugurou três novos laboratórios na quarta-feira (31), em Limeira. Com o novo prédio, alunos de saneamento e construção civil poderão contar com laboratórios da área de química ambiental, controle ambiental e topografia. Além dos laboratórios, o reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge, reinaugurou o espaço onde funciona o restaurante universitário, que atende 750 pessoas no almoço e 500 jantar.

De acordo com o diretor do Ceset, professor Jayme Cheque Júnior, a ampliação dá continuidade à reforma iniciada no ano passado, quando houve reestruturação em todas as 27 salas de aula e a construção de dois novos auditórios. Ele salientou que a expansão de vagas ocorrida em 2005 requer a aquisição de novos equipamentos, o que por sua vez exige espaço maior. “A qualidade engloba tanto a qualificação do professor como a adequação do espaço físico”, acrescentou.

Para a coordenadora do Laboratório Químico Ambiental, professora Maria Aparecida Carvalho de Medeiros, a construção de uma nova área é o primeiro passo para realizar grandes projetos e obter equipamentos adequados. No espaço antigo, o cromatógrafo e o computador auxiliar já ocupavam quase todo o espaço da bancada. Com o novo laboratório, a professora projeta a aquisição de mais um equipamento. A construção de mais um laboratório, segundo ela, vai permitir separar as atividades de ensino e de pesquisa. “Tenho alunos bolsistas do Pibic e do Serviço de Apoio ao Estudante que realizam pesquisa no mesmo laboratório de ensino. E as aulas são prioridade. Agora vai ser possível realizar as duas atividades ao mesmo tempo”, comemora.

A nova estrutura também facilitará o trabalho de professores e alunos da disciplina de topografia, segundo o coordenador do laboratório, Edison Roberto Poleti. “Temos um espaço independente e apropriado para as atividades práticas de ensino e pesquisa. Isso aumenta a expectativa de adquirir novos equipamentos, inclusive para realizar geo-referenciamento”, acrescenta.

Maria Alice da Cruz

Da Unicamp