Unicamp aplica prova para definir vagas remanescentes da universidade

Exame de Conhecimentos Gerais para os candidatos ocorre no próximo domingo (16), uma das etapas do processo seletivo

qua, 12/09/2018 - 12h11 | Do Portal do Governo

No próximo domingo (16), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizará o Exame de Conhecimentos Gerais para o processo seletivo de vagas remanescentes da instituição. Vale destacar que a seleção, promovida pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), ocorre em três fases de caráter eliminatório e classificatório, além de uma quarta etapa para os candidatos aos cursos que exigem provas de Habilidades Específicas.

As três fases englobam o Exame de Conhecimentos Gerais (ECG), a Análise de Compatibilidade de Currículo e a Prova Específica de Conhecimento. Os testes de Habilidades Específicas (realizadas juntamente com os candidatos ao Vestibular Unicamp) incluem os seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Dança e Música.

O Processo Seletivo para o Preenchimento das Vagas Remanescentes é voltado aos candidatos que desejam pedir transferência para a Unicamp ou que já possuem uma graduação. O processo é realizado apenas uma vez ao ano, com inscrições pela internet para ingresso dos aprovados no ano letivo seguinte.

O Exame de Conhecimentos Gerais, obrigatório a todos os candidatos, será realizado no Ciclo Básico II da Unicamp, campus de Campinas. A prova começará às 13h e a recomendação é para que os candidatos cheguem ao local com antecedência.

O teste é constituído por 40 questões de múltipla escolha das seguintes disciplinas: Português, Inglês, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História. As questões abordam as áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio.

Procedimentos

Ao todo, a Comvest oferece 879 vagas, em diversos cursos de graduação. Estão inscritos no processo: alunos de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras; portadores de diploma devidamente reconhecido de curso superior diferente do curso pretendido e alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da Unicamp, desde que o curso pretendido seja diferente de seu próprio curso.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente a partir das notas obtidas no ECG. Para a Análise de Compatibilidade de Currículo, será convocado um número de candidatos que equivale ao máximo de três vezes o número de vagas existentes no curso. Os selecionados precisam entregar a documentação exigida, entre os dias 1º e 5 de outubro, na DAC (Diretoria Acadêmica), em Campinas.

Para as Provas Específicas de Conhecimento, que ocorrerão de 11 a 16 de dezembro de 2018, serão selecionados os candidatos que tiverem os currículos julgados compatíveis com o semestre definido pelos coordenadores de graduação dos cursos. A lista de convocados para a matrícula (cursos sem provas de Habilidades Específicas) será divulgada em 18 de janeiro de 2019. Já para os candidatos a vagas em cursos que exigem também as provas de Habilidades Específicas, a lista será divulgada no dia 7 de fevereiro do próximo ano.