Unicamp abre inscrições para primeiro vestibular indígena

O exame em fase única será aplicado em 2 de dezembro em algumas cidades

qua, 22/08/2018 - 15h29 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, a Unicamp abre inscrições gratuitas para primeiro vestibular indígena da instituição. O interessado deve se inscrever, por um formulário online, até o dia 14 de setembro incluindo comprovação do pertencimento a uma das etnias indígenas brasileiras.

A prova terá uma só fase e será aplicada dia 2 de dezembro nas cidades de Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE) e São Gabriel da Cachoeira (AM). Ele será formado por uma redação e 50 questões de múltipla escolha, distribuídas em linguagens e códigos (14), ciências da natureza (12), matemática (12) e ciências humanas (12).

O candidato inscrito deverá realizar o processo em português, comprovar ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede, ou ter obtido a certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou exames oficiais.

A “Declaração de Etnia e de Vínculo com Comunidade Indígena” estipula cinco requisitos:

  • Informar se o candidato reside na comunidade indígena à qual declara estar vinculado;
  • Apresentar justificativa de como o vínculo pode ser comprovado, caso indique não residir na terra ou comunidade indígena;
  • Indicar o nome completo de três lideranças indígenas que assinarão a declaração de etnia e de vínculo com esta comunidade indígena.
  • Informar dados de contato das mesmas três lideranças indígenas;
  • Indicar nome do órgão regional da Funai que poderá atestar a existência e a localização da desta comunidade.

Entre as 72 vagas disponíveis, 23 foram retiradas do total de vagas oferecidas no exame tradicional do vestibular 2019, enquanto as outras 49 foram criadas especificamente para esta seleção.

Cada candidato pode optar por duas carreiras como opção no momento da inscrição. Inicialmente, serão convocados para cada curso os estudantes que o indicarem como prioridade. Depois disso, segundo a Comvest, caso vagas não sejam preenchidas, a universidade convocará os demais.