Unicamp abre inscrições para Meninas SuperCientistas

Evento, que acontecerá em março, apresenta áreas do ambiente científico para estudantes do Ensino Fundamental II

sáb, 08/02/2020 - 12h21 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Unicamp

Estão abertas até a próxima quarta-feira (5) as inscrições para a segunda edição do Meninas SuperCientistas, evento promovido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e que tem o objetivo de apresentar áreas da ciência para alunas do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental.

Neste ano, o evento acontecerá todos os sábados de março (dias 7, 14, 21, 28), e no dia 4 de abril, das 9h às 17h. A ação é destinada a alunas do Ensino Fundamental II de escolas públicas e privadas. O cadastro é gratuito e pode ser realizado pela internet.

A primeira edição foi inspirada no evento “Meninas com Ciência”, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como a divulgação na página do Facebook da Unicamp e na TV Unicamp foi um sucesso, foram recebidas cerca de 2,5 mil inscrições de meninas interessadas em ciência, das quais 50 foram selecionadas para participar do evento.

A equipe da edição 2020 é composta por alunas e professoras da Unicamp e, na organização, há alunas de diversas áreas. Entre elas, Marcela Medicina, Juliane Baiochi e Julian Furtado já foram organizadoras do primeiro evento.

Entre as professoras convidadas estão Esther Colombini, do Instituto da Computação da Unicamp, que trabalha com robótica e inteligência artificial, e Sandra Ávila, também do Instituto da Computação e que trabalha com aprendizagem automática. O evento também contará com a colaboração de Beatrice Bartels, Luísa Bezerra e Ana Xavier.

Monitoras

Inscrições para a participação como monitoras também estão abertas. Entre os requisitos, é preciso ter mais de 18 anos e disponibilidade todos os dias do evento. As participantes do Meninas SuperCientistas de 2020 irão participar de palestras, oficinas e atividades práticas em diferentes áreas de conhecimento, mas terão muitas novidades.

O objetivo do evento é incentivar as meninas desde cedo a serem cientistas, especialmente em áreas nas quais as mulheres são minoria (Exatas e Engenharias). Para isso, pesquisadoras mostram o que fazem nas carreiras profissionais e demonstram algumas atividades práticas em oficinas que possam inspirar as meninas na carreira da ciência.

Nesta edição, haverá atividades tanto dentro quanto fora da Unicamp. Durante o evento, além das palestras e atividades, será fornecido almoço e lanches para as meninas. O evento divulga as informações para as interessadas nas páginas do Facebook e do Instagram.