Unicamp abre as portas a milhares de estudantes

Entre 31 de agosto de 1º de setembro, universidade mostra instalações

qui, 30/08/2007 - 18h34 | Do Portal do Governo

A quinta edição do evento anual Unicamp de Portas Abertas (UPA) vai concretizar nos dias 31 de agosto e 1º de setembro o sonho de milhares de estudantes de ensino médio e fundamental de todo o país que pretendem saber como funciona uma universidade. Ao longo desses dois dias, os visitantes vão poder conhecer as instalações da Unicamp, interagindo com docentes, pesquisadores, técnicos e alunos de graduação e de pós-graduação.

Muitos dos jovens chegam com uma expectativa direcionada para alguma área do conhecimento e outros, com a esperança de encontrar no campus de Barão Geraldo e no estande de alguma unidade de ensino e pesquisa a sua vocação profissional. Os estudantes terão a oportunidade de conhecer uma importante instituição de ensino superior que conta com 58 cursos de graduação e 127 programas de pós-graduação distribuídos em suas 20 unidades de ensino e pesquisa.

Até a tarde de sexta-feira, a página de inscrições registrava um total de 38.650 estudantes de ensino médio, a maioria dos quais do Estado de São Paulo, com 541 escolas. Estabelecimentos de ensino de outros Estados, entre os quais Minas Gerais, Goiás, Paraná, Espírito Santo e Rio de Janeiro também estão inscritos.

A Universidade já está preparada para o evento, desde a logística de trânsito, a infra-estrutura no Ginásio Mutidisciplinar (GMU), espaço de recepção e exposição dos calouros, até a programação específica de cada unidade. A organização envolve órgãos como a Prefeitura do Campus, Vigilância, Unitransp, Cinfra, Restaurante Universitário, Centro de Computação da Unicamp (CCUEC) e Hospital de Clínicas.

FCM – A grande procura pela área de saúde em edições anteriores fez com que a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) montasse uma equipe para organizar as visitas às atividades dos cursos de ciências biológicas. Um espaço de 2 mil metros quadrados abriga um conjunto de atividades da área, entre as quais demonstrações de triagem auditiva, produção de creme doméstico, análise vocal, exposição e muito mais. Intitulada “Circuito da Saúde”, a peregrinação pela FCM tem entrada única pelo estacionamento do curso de Enfermagem. O Circuito está disponível na página da Faculdade de Ciências Médicas (http://fcm.unicamp.br/upa), com roteiro, programação, fotos e maquete do espaço.

Novidades – Este ano, a comissão organizadora preparou um blog para que os estudantes enviem fotos por celular. Os interessados em mandar fotos do evento devem enviá-las para um e-mail que estará disponível no endereço http://upa.ic.unicamp.br/upa.

Outra novidade é a conexão em rede, que poderá ser feita por roteador pelos representantes das unidades. Providências nesse sentido estão sendo tomadas pelo Centro de Computação da Unicamp. Os participantes desta edição receberão, na saída dos ônibus, a Revista da UPA, contendo várias informações sobre a Universidade.

Da Unicamp