Unicamp abre 12ª edição do Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio

Iniciativa busca atrair talentos da rede pública de Campinas e região para desenvolver atividades nos laboratórios

qua, 08/08/2018 - 20h33 | Do Portal do Governo

O Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu, na última sexta-feira (3), estudantes de Ensino Médio da rede pública de Campinas, Limeira e Piracicaba, municípios do interior paulista. Os alunos foram selecionados para a 12ª edição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM), e acompanharam atividades ao lado de familiares e professores.

Implantado em 2008 em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Pibic-EM é um programa da Pró-reitoria de Pesquisa que tem o objetivo de atrair talentos da rede pública de Campinas e região para desenvolver atividades nos laboratórios da universidade, sob orientação de professores e pesquisadores da Unicamp.

“Esse programa é um sucesso. Temos aqui estudantes que começam a vivenciar a universidade e, nesse processo, a maioria acaba se encantando e tendo mais entusiasmo com os estudos. A Unicamp não é a única, mas estimulamos que todos vocês venham para cá”, destacou o reitor Marcelo Knobel, ao recepcionar os jovens.

Oportunidade

A solenidade foi seguida pela palestra “Ingresso na Unicamp: ações para a escola pública”, com o professor José Alves de Freitas Neto, coordenador-executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares da universidade (Comvest).

Cecília Giannini Fiuza, Bruno Soares de Souza e Audrey Fernanda Nunes, alunos do 1º ano da Escola Estadual Castelo Branco, de Limeira, participaram de projetos na área de Exatas. “É uma grande oportunidade. A gente tem que correr atrás, tem que estudar e tem que dar valor, pois não é todo dia que aparece uma oportunidade dessas. A gente vai se dedicar bastante”, afirmou Audrey Fernanda Nunes.

“É uma honra estar aqui”, avaliou Bruno Soares de Souza. “O que a gente aprender aqui, levaremos para a vida”, completou Cecília Giannini Fiuza, que pretende cursar Medicina.

Durante um ano, a nova turma terá oportunidade de dar os primeiros passos no mundo da pesquisa, orientados por alguns dos melhores cientistas do Brasil, além de conhecer o ambiente acadêmico da Unicamp. Para esta edição, foram selecionados 181 alunos para atividades de pesquisa junto aos 57 projetos oferecidos por docentes e pesquisadores.