Unesp tem exposição fotográfica sobre a cena teatral em São Paulo

Mostra estreia nesta quinta, 24, e traz 24 imagens de artistas de destaque nacional

qui, 24/02/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Medos, tensões, espasmos, o grito, o olhar, a dor e a lágrima, instantes eternizados, todos “congelados” pela fotografia. Esse universo da representação dos sentimentos e ações humanas é revelado na exposição “Palco”, do fotógrafo Bob Sousa, da Assessoria de Comunicação da Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp). São 24 cenas de peças montadas pelos principais grupos de teatro paulistanos. A mostra tem início nesta quinta-feira 24, na Reitoria da Unesp, em São Paulo, e fica em cartaz até o dia 24 de março.

Entre as imagens, Marisa Orth acende um cigarro com um isqueiro preto, enquanto interpreta a filósofa francesa Simone de Beauvoir, na peça “O Inferno sou eu”, encenada no ano passado. Em 2008, José Celso Martinez Corrêa caminha entre velas, na montagem do grupo Teatro Oficina da obra “Taniko – o rito do Vale”.

Sousa faz um trabalho de registro de companhias teatrais de vanguarda da capital paulista. Desde 2002, ele acompanha diretores e atores em ensaios e apresentações. Suas fotos contam, assim, uma história da cena cultural paulistana. “Uni duas grandes paixões, a fotografia e o teatro. E com as exposições, divulga-se a cultura teatral e seus personagens reais”, diz o fotógrafo.

Para o ator e diretor Otávio Martins, as fotos da exposição captam o universo da representação em um único momento. “Não se trata de captar uma imagem ao acaso, mas de entender tudo o que se passa por trás do olhar do ator”, diz. “Pois essa é a beleza do ofício do Bob Sousa, um apaixonado pelo trabalho do Teatro.”

“O olhar do teatro sobre o mundo é repleto de sutilezas. As imagens captadas por Bob Sousa lançam alternativas de ver a arte de representar e a própria vida. Elas alimentam as multifacetadas possibilidades do existir”, analisa o jornalista Oscar D’Ambrósio, da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil). “Cada uma é um olhar que enriquece o nosso e que se desdobra como grito solto no espaço.”

Estão representadas na mostra as peças: “O Amante de Lady Chaterley”, com os atores Germano Pereira e Ana Carolina Lima; “O Inferno sou eu”, com Marisa Orth; “Policarpo Quaresma”, com Lee Taylor, Michelle Boesche e Carlos Morelli; “Taniko”, com Zé Celso Martinez Corrêa; “O Natimorto”, com Maria Manoella e Nilton Bicudo; “Kerouac”, de Mário Bortolotto; “Uma Pilha de Pratos na Cozinha”, com Otávio Martins; “Cândida”, com João Bourbonnais, Bia Seidl e Thiago Carreira; “Tríptico”, com Juliana Galdino e José Renato Forner; e “Mão e Pescoço”, com Gilda Nomacce, Majeca Angelucci e Germano Melo.

Serviço

Palco
Fotógrafo: Bob Sousa
Local: Reitoria da Unesp
De: 24 de fevereiro a 24 de março
Horário de abertura da exposição: 9h
Horário de visitação: das 8h às 17h – de segunda à sexta-feira
Local: Rua Quirino de Andrade, 215 – Centro – São Paulo
Telefone: 11 5627 0235
Entrada gratuita
Faixa etária:
Livre

Da Unesp