Unesp registra presença de 92,4% dos candidatos na 1ª fase do Vestibular 2020

Prova interdisciplinar contou com trabalho de um ano da equipe da Vunesp e pode ditar tendência nova em processos seletivos

ter, 19/11/2019 - 14h02 | Do Portal do Governo

A primeira fase do Vestibular 2020 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) registrou o porcentual de 92,4% de candidatos que compareceram ao exame da última sexta-feira (15). Dos 95.440 inscritos, 88.194 fizeram a prova.

Como já havia ocorrido no ano anterior, Uberlândia foi a cidade que registrou o maior índice de presença. No município mineiro, estiveram presentes 1.359 dos 1.423 candidatos inscritos (95,5% do total). Tiveram porcentuais de comparecimento próximos as cidades de Jundiaí (95%), Piracicaba (94,8%), Ribeirão Preto (94,6%), Campo Grande (94,6%) e Campinas (94,1%).

As cidades com menores porcentuais de candidatos presentes foram Rosana (83,4%) e Itapeva (86,3%). A primeira fase do exame Vestibular 2020 da Unesp foi realizada em 35 cidades do Brasil (31 delas no Estado de São Paulo).

Prova interdisciplinar

Professores que comentaram o exame Vestibular da Unesp em sites de notícias avaliaram a prova como “inovadora”, “interdisciplinar” e que pode ditar uma “tendência nova”, com as questões dispostas sem divisão entre disciplinas.

De acordo com Márcia Benzatti, técnica de avaliação educacional da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), a equipe pedagógica está atenta à evolução da educação no território nacional.

“Se a escola muda, o vestibular tem que acompanhar o processo. Essas alterações já acontecem há algum tempo, de modo a valorizar e respeitar o aprendizado dos estudantes. Prestigiamos a formação integral do aluno e as experiências de vida dos candidatos”, explica.

“Estamos empenhados na prova o ano inteiro, com um trabalho intenso, sério e desafiador. A Vunesp está atenta a romper a fragmentação do conhecimento, aproximando os conteúdos do dia a dia dos alunos”, completa a técnica de avaliação educacional Márcia Benzatti.

Resultados

O resultado da primeira fase será publicado em 4 de dezembro nos sites www.vunesp.com.br e https://vestibular.unesp.br/. Na mesma data, será divulgado o local de prova para quem vai fazer o exame de habilidades exigido nos cursos dos Instituto de Artes de São Paulo e da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru.

As provas de habilidades para esses cursos serão realizadas de 8 a 14 de dezembro. As provas da segunda fase do Vestibular Unesp 2020 ocorrem em 15 e 16 do próximo mês.

Vunesp

A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista é uma fundação com personalidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. As principais atividades consistem em: planejar, organizar, executar e supervisionar o concurso Vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.

A Vunesp foi criada em 26 de outubro de 1979, por ato do Conselho Universitário da Unesp. O primeiro vestibular sob responsabilidade da fundação ocorreu no início de 1981.

Atualmente, são mais de 200 funcionários que trabalham em mais de 120 projetos anuais, avaliando cerca de 3 milhões de pessoas.