Unesp promove exposição na Assembleia Legislativa de São Paulo

Mostra na capital apresenta informações sobre a Universidade Estadual Paulista e os detalhes dos 24 campi da instituição

seg, 12/08/2019 - 9h54 | Do Portal do Governo

Entre esta segunda-feira (12) e 23 de agosto, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) recebe a mostra “Unesp: a universidade de todo o Estado de São Paulo”. Vale destacar que a exposição apresenta informações e detalhes dos campi da universidade pública com maior abrangência territorial paulista, com unidades localizadas em 24 municípios.

A mostra é de visitação gratuita e ocupará o hall de entrada da sede do Legislativo paulista, conhecido como “Heróis de 32”, em referência aos quatro estudantes mártires da Revolução Constitucionalista de 1932, entre outros espaços do local.

A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” foi criada pelo Governo do Estado em 1976, com a reunião de faculdades e institutos isolados e, ao longo de 43 anos de história, evoluiu a ponto de se tornar uma das universidades jovens, com menos de 50 anos de existência, melhor avaliadas do continente, destacando-se entre instituições líderes em ensino e pesquisa do Brasil e da América Latina.

A exposição tem oito estandes e conta com a participação de todas as unidades da Unesp, que se revezarão na ocupação dos espaços e na interação com o público. A cerimônia de abertura ocorrerá na próxima quarta-feira (14), com um concerto da Orquestra Acadêmica da instituição de ensino.

Atendimento

Durante seis dias da exposição, unidades móveis da Unesp farão um rodízio na área de estacionamento da sede do Legislativo paulista para a prestação de serviços e atendimento ao público. Estarão envolvidas na iniciativa as unidades móveis jurídica, de oftalmologia e odontologia.

“A ideia surgiu no ano passado, entre os diretores das unidades. Ter a oportunidade de levar a universidade à Casa do Povo Paulista, como é conhecida a Alesp, é uma maneira diferente de mostrar a real dimensão da Unesp, a importância dela para o ensino superior e para o desenvolvimento regional do Estado, aumentando o nível de conhecimento sobre o trabalho desenvolvido no ambiente universitário e melhorando nosso diálogo com a sociedade”, ressalta o professor Enes Furlani Junior, diretor da Faculdade de Engenharia do campus de Ilha Solteira e vice-presidente do Fórum dos Diretores da Unesp.

A universidade realiza ações afirmativas para a inclusão social e, desde 2014, põe em prática o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública, que preenche anualmente pelo menos 50% das vagas dos cursos de graduação da Universidade e reserva 35% dessas vagas do sistema a quem se autodeclara preto, pardo ou indígena.

Em 2019, cerca de 55% dos estudantes ingressantes tinham concluído integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e 24% desses calouros se declararam pretos, pardos ou indígenas.

“A mostra da Unesp é uma ação construtiva que aumenta o nosso diálogo inclusive com a classe política. Para qualquer pessoa, até para um deputado estadual ou um secretário de Estado, é muito difícil, dada a nossa abrangência, visitar e conhecer todos os nossos campi, em 24 cidades. Então, encontramos uma forma de reunir todas as unidades para levar a Universidade para dentro da Alesp”, salienta o professor Marcelo Carbone Carneiro, diretor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp em Bauru e um dos organizadores da exposição.

Estrutura

A Unesp possui campi localizados a menos de 100 quilômetros das divisas com todos os Estados vizinhos (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná) e as distâncias entre algumas unidades podem chegar a centenas de quilômetros, como os cerca de 900 quilômetros que separam Rosana, no Pontal do Paranapanema, e Guaratinguetá, no Vale do Paraíba.

No total, uma comunidade universitária de mais de 60 mil pessoas gravita em torno das unidades da Unesp, somando-se cerca de 38 mil estudantes de graduação, 14 mil alunos de pós-graduação, 3 mil professores e 5,5 mil funcionários técnico-administrativos.

A realização da mostra na Assembleia Legislativa de São Paulo é uma iniciativa dos fóruns dos diretores e vice-diretores das unidades da Unesp e tem apoio da Primeira-Secretaria da Mesa Diretora da Alesp.