Unesp oferece aulas gratuitas de chinês

Curso terá cerca de 40 vagas, aulas acontecerão às quartas e às sextas-feiras

dom, 14/02/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Instituto Confúcio na Unesp abriu inscrições para um curso gratuito de duas semanas da língua chinesa (mandarim). As aulas acontecerão de 17 a 26 de fevereiro. O curso é aberto ao público em geral e terá diversas atividades culturais como a exibição de filmes e cerimônia do chá.

Serão cerca de 40 vagas. Os alunos serão divididos em duas turmas nos horários das 19 às 20 horas e das 20 às 21 horas. As aulas serão às quartas e às sextas-feiras, nos dias 17, 19, 24 e 26. A atividade é o que a coordenação pedagógica chama de “aulas-degustação”, isto é, que permitem ao interessado experimentar a qualidade do ensino e, posteriormente, optar pelo curso regular. Atualmente, o módulo básico de mandarim custa cinco parcelas de R$ 100.

Para se inscrever para as aulas gratuitas, basta ligar para o número (11) 3107-2943. Outras informações podem ser obtidas por e-mail info@institutoconfucio.unesp.br ou na sede do órgão, que fica na Praça da Sé, nº 108, 4º andar, no centro da Capital paulista, em frente ao metrô Sé.

Integração Brasil-China

O instituto existe desde novembro de 2008 e é resultado do convênio entre a Unesp e o governo da República Popular da China, em parceria com a Universidade de Hubei, na China. Para 2010, a previsão é de abertura de novas unidades, nos câmpus de São José do Rio Preto e da Barra Funda. Para atender ao aumento da demanda, estão sendo recrutados mais quatro professores chineses. “Poderemos também abrir unidades em outros câmpus da universidade que tiverem interesse”, oferece o diretor da entidade, Luís Antonio Paulino.

Além das aulas de mandarim, o órgão oferece treinamento em português para os professores estrangeiros, aulas de história da arte chinesa, culinária, medicina tradicional e Tai Chi Chuan. São promovidos também cursos sobre o ambiente de negócios, destinado principalmente a pequenas e médias empresas, estudantes e pesquisadores interessados em conhecer aspectos econômicos, culturais e legais da China moderna. O instituto orienta ainda sobre oportunidades para quem quer estudar naquele país, com bolsas de estudo para aperfeiçoamento da língua, cursos de graduação, mestrado e doutorado.

Da Unesp