Unesp: Iniciativa democratiza pesquisa científica

E-livros Prograd permite acesso a novas práticas de ensino

seg, 05/06/2006 - 20h31 | Do Portal do Governo

Em maio, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) inaugurou em sua página na internet uma área para a edição da produção acadêmica, voltada para a área de ensino, dos docentes e alunos de graduação da Universidade. A publicação mais recente do espaço, denominado E-livros Prograd, é o livro eletrônico Núcleos de Ensino 2006. Ela traz os 71 artigos que resultaram dos projetos realizados em 2004, em parceria com professores das redes de ensino estadual e municipal.

Para o assessor da Prograd responsável pelos Núcleos, José Saglietti, docente do Instituto de Biociências, campus de Botucatu, esta é uma forma eficiente de democratizar a pesquisa científica. “Qualquer pessoa interessada pode ler os artigos. É diferente das edições em papel, geralmente enviadas aos dirigentes das escolas”, enfatiza.

A E-livros traz também as edições 2005 e 2003 do Núcleos de Ensino, além dos resumos do VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, realizado em 2005. Nos resumos o internauta tem acesso a cerca de 900 páginas com novas práticas de ensino.

A UNESP atualmente financia 13 Núcleos de Ensino. Os pesquisadores e os universitários, a maioria dos cursos de licenciatura, junto com docentes dos Ensinos Infantil, fundamental e Médio realizam projetos voltados para a melhoria da educação da rede pública municipal e estadual.

Para a realização das atividades do ano de 2006, a Universidade liberou cerca de R$ 550 mil. A verba vai financiar os 98 projetos aprovados, entre 118 recebidos, mais 180 bolsas para os alunos envolvidos com as pesquisas.

O endereço da página E-livros Prograd é www.unesp.br/prograd/publicacoes.php.

Genira Chagas

Da Unesp