Unesp: Formada em Marília conquista prêmio nacional

Biblioteconomista aplica metodologia de pesquisadora americana

sex, 09/06/2006 - 20h07 | Do Portal do Governo

Com o Trabalho de Conclusão de Curso “Competência informacional para alunos do ensino fundamental: aplicação da proposta de Carol Kuhlthau”, a então quartanista do curso de Biblioteconomia Valquíria Abusio Romanelli conquistou o primeiro lugar, categoria Bibliotecário, na segunda edição do Prêmio Carol Kuhlthau, entregue em maio, em Belo Horizonte. A pesquisa foi orientada pela docente Helen de Castro Silva, do departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marilia.

O concurso é uma promoção anual da Faculdade da Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem como proposta premiar os melhores projetos que apliquem a metodologia da pesquisadora americana que dá nome ao prêmio. “Em síntese, a pesquisadora propõe o desenvolvimento de competências em crianças do ensino fundamental para a busca e o uso da informação em bibliotecas”, explica Helen.

Valquíria realizou o trabalho na Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco, em Marília, junto a alunos das 7ª e 8ª séries. A idéia foi verificar a eficácia do programa de atividades proposto por Carol Kuhlthau junto a séries finais do ensino fundamental.

Para a realização do estudo, inicialmente foram desenvolvidas atividades visando nortear os alunos quanto ao uso de diferentes recursos informacionais na biblioteca e à identificação das fontes utilizadas. Em seguida, os trabalhos escolares dos alunos participantes do programa foram comparados com os dos demais estudantes das mesmas séries, mas que não participaram das atividades de orientação.

O resultado comprovou que os alunos treinados passaram a utilizar mais de uma fonte de informação para a elaboração dos trabalhos. Além disso, eles demonstraram capacidade de elaborar textos próprios e de fazer referência aos documentos utilizados. Os demais estudantes utilizaram apenas a internet e textos didáticos e não identificaram as fontes utilizadas.

  Genira Chagas

Da Unesp