Unesp: estudantes conquistam bolsas em escola de empreendedorismo dos EUA

Jovens da Universidade Estadual Paulista ficaram entre os melhores na 2ª edição da competição virtual ‘Academicxs Game’

qua, 01/08/2018 - 11h23 | Do Portal do Governo

Alunos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) conquistaram onze bolsas ligadas à Babson College, universidade reconhecida como a melhor escola de empreendedorismo dos Estados Unidos, de acordo com a publicação U.S. News & World Report. Vale destacar que os estudantes passaram duas semanas na instituição, sem nenhum custo.

Os jovens ficaram entre os 30 melhores de todo o Brasil na 2ª edição do “Academicxs Game”, competição virtual realizada por meio do aplicativo Santander Universidades que dá como prêmio bolsa de estudo na instituição norte-americana em Boston, Massachusetts, para participar do curso Babson Buid – The Enterpreneurship Program for University Students.

É importante frisar que a iniciativa contou com a participação de mais de 23 mil universitários de todo o País, com bolsas obtidas por alunos de 18 instituições, entre públicas e privadas, dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Bahia e Ceará.

Conquista

Das onze bolsas destinadas a estudantes da Unesp, oito delas foram para o Campus Experimental de Itapeva, no interior paulista, inclusive o primeiro lugar: a vitória foi do aluno do último semestre do curso de Engenharia de Produção, Victor Augusto Martins, que demonstrou surpresa e satisfação com a liderança na disputa.

De acordo com o graduando, o resultado representou o esforço e a dedicação ao longo dos três meses. Ele destaca que a experiência em Massachusetts é difícil descrever. “Cada dia que ficamos na Babson College era uma aventura diferente. Os professores são realmente os melhores, nos prendiam com suas dinâmicas e o aprendizado ocorria de forma natural pelo amor que têm ao que fazem”, relata.

“As aulas progrediam e convergiam para apresentação da conclusão do curso, onde todos apresentaram as próprias ideias de forma fantástica, utilizando tudo o que aprenderam nas aulas. Além de todo o aprendizado, os laços de amizade criados são inesquecíveis. Ganhei novos e incríveis amigos que levarei para o resto da minha vida. Toda essa experiência, somada com a beleza de Boston e a excelência da universidade, marcou a viagem de forma única na minha vida. Estou muito grato”, completa.

Victor Augusto Martins ressalta que a inspiração para a dedicação à disputa veio do amigo e colega de curso, Heitor Augusto de Barros, que foi o primeiro colocado no ano passado. “Ser o primeiro entre 40 mil em 2017 foi uma notícia muito boa. Foi sinal de que a persistência e a determinação são os caminhos para o sucesso. Um ano após a viagem, eu ainda recebo perguntas sobre como fiz para ganhar, como foi o curso, como é Boston”, afirma Heitor Augusto de Barros.

“Quando faço entrevistas em empresas multinacionais, o meu currículo tem bastante destaque em função dessa experiência. Foi minha primeira vivência internacional e gostei tanto que já estou organizando e planejando outra para Alemanha”, revela o estudante.

Experiência

Outros alunos de Itapeva que conquistaram a bolsa neste ano também falaram sobre os estudos na América do Norte, em entrevista ao Portal Unesp. “O curso foi muito importante para o meu desenvolvimento acadêmico e pessoal. Eu tenho a intenção de empreender um dia e estou certo que as experiências vividas em Boston serão primordiais para atingir meu objetivo. Tive ainda a oportunidade de aprimorar meu inglês, o que é muito útil para na situação atual do mercado de trabalho”, declarou Felipe Yoshikasu Tamashiro, estudante de Engenharia de Produção.

“A Babson College, realmente, é uma faculdade sem igual. Os professores dão aula na Universidade de Harvard ou em outras faculdades de renome e o foco deles é empreendedorismo. Foram duas semanas nos Estados Unidos, com aulas da oito da manhã às cinco da tarde, aprendendo só sobre as várias táticas de negociação e de raciocínio organizacional”, enfatizou Felipe Hasnted, aluno de Engenharia de Produção.

“Tudo é bem intenso, mas muito legal. Como representante da Unesp, agradeço muito por tudo que aconteceu. Abriu minha cabeça para a vida. Têm pessoas do mundo inteiro que vêm fazer esse curso. Encontrei com gente do Chile, Colômbia, Vietnã e de vários países da Europa. É muito bacana”, acrescentou.

Criados há duas décadas pelo Banco Santander, o programa Santander Universidades foi o responsável por todos os investimentos ligados a passagens aéreas, hospedagem, alimentação e material didático. São mais de 300 instituições conveniadas em todo o Brasil.