Unesp e Petrobras vão explorar e pesquisar pré-sal

Modelo propicia formação de uma rede entre instituições brasileiras de pesquisa

qua, 17/02/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

O reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Herman Jacobus Cornelis Voorwald e o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme de Oliveira Estrella, assinaram o Memorando de Intenções para Cooperação Tecnológica na Área do Pré-Sal. O acordo foi anunciado, no câmpus de Rio Claro, na semana passada, 9.

A iniciativa favorece a criação de um Sistema de Capacitação, Ciência e Tecnologia em Carbonatos (SCTC) para o estudo e a exploração em rochas sedimentares carbonáticas. O modelo propicia a formação de uma rede entre instituições brasileiras de pesquisa. Os carbonatos são formações onde está armazenado o petróleo do pré-sal. Segundo o diretor da Petrobras, a comunidade científica tem poucas informações sobre esse tipo de rocha.

Com a criação desse sistema, a empresa procura avançar na pesquisa geológica, na avaliação da produtividade dos poços e no fluxo de produção de petróleo e gás. “A Unesp detém em seus quadros uma ‘expertise’ em sistemas sedimentares. Com essa associação, pretendemos que o Brasil seja uma referência no conhecimento em carbonatos”, diz o diretor.

UNESPetro 

A participação da Universidade no SCTC se dará por meio do Centro de Pesquisas e Ensino em Geologia e Ciências Ambientais Aplicados ao Petróleo, o UNESPetro. O centro, construído em parceria com a Petrobras, concentra uma série de atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas às novas descobertas de petróleo nas bacias de Santos e Campos.

Segundo o coordenador do UNESPetro e professor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Dimas Dias Brito, a previsão é de que o complexo esteja em funcionamento em agosto deste ano. A construção, as mobílias e os equipamentos ficarão a cargo da empresa, com investimento de cerca de R$ 9,6 milhões. “À Unesp cabem os custos provenientes do ensino”, explica.

Os professores do Departamento de Geologia Aplicada do Instituto já atuam na capacitação de profissionais há 10 anos. Esse é o tempo do Programa de Formação de RH em Geologia e Ciências Ambientais aplicados ao setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (PRH-05), vinculado à Agência Nacional de Petróleo (ANP). O programa recebeu em 2009 a melhor avaliação, entre os 36 programas multi-temáticos desenvolvidos no país, alcançando o 1° lugar entre 23 universidades brasileiras.

O IGCE mantém, desde 2008, um programa de educação continuada em rochas carbonáticas que já formou 31 geólogos da Petrobrás. Em março, começa uma nova turma com 13 profissionais.

Da Unesp