Unesp: Docente é co-autor de livro sobre carrapatos

Guia ilustrado torna-se referência para pesquisadores

qua, 31/05/2006 - 19h48 | Do Portal do Governo

A pesquisadora Darci Moraes Barros-Battesti, do Instituto Butantan de São Paulo, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, lançou, neste mês de maio, o livro Carrapatos de importância médico-veterinária da região neotropical. A obra, um guia completo para facilitar a identificação das espécies de carrapatos existentes no País, conta com dois outros autores: a bióloga Márcia Arzua, responsável pelo laboratório de parasitologia do Museu de História Natural de Curitiba; e o médico veterinário Gervásio Henrique Bechara, do Departamento de Patologia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), campus de Jaboticabal.

Financiados pela União Européia, o guia ilustrado é importante para pesquisadores e estudantes. Traz dados técnicos, com informações sobre a distribuição das espécies, seus hospedeiros, controle e as principais doenças que podem causar. Também pode auxiliar no controle e na compreensão de algumas doenças causadas por microrganismos transmitidos por esses vetores. A febre maculosa, por exemplo, é transmitida ao homem pelo carrapato-estrela Amblyomma cajennense.

Existem cerca de 870 espécies de carrapatos no mundo, das quais 200 estão distribuídas desde o Sul do México ao Sul da América do Sul. No Brasil ocorrem 61 delas. “Conhecer a diferentes espécies é fundamental para o planejamento das ações de saúde pública”, afirma a pesquisadora Darci.

Além dos três autores principais, a publicação tem a colaboração de 20 pesquisadores de diversas instituições brasileiras e estrangeiras. A médica veterinária Rosangela Zacarias Machado, da FCAV, junto com Marcelo Bahia Labruna, da USP, assina o artigo Agentes transmitidos por carraptos na região neotropical.

O livro tem distribuição restrita para as bibliotecas de instituições de ensino em Medicina Veterinária e Zootecnia e aos profissionais de saúde que atuam em Centros de Controle de Zoonoses e Vigilância Epidemiológica das áreas urbanas e rurais.

Informações: dbattesti@butantan.gov.br ou (11) 3726-7222, ramal 2128 

Genira Chagas

Da Unesp