Unesp de Bauru faz intercâmbio com universidade austríaca

Convênio beneficiará professores e estudantes das duas instituições

qui, 04/02/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

O câmpus de Bauru receberá uma comitiva da Universidade Técnica de Ciências Aplicadas de Viena (Fachhochschule Technikum Wien, FHW), da Áustria. A visita acontecerá no dia 12 de fevereiro, no prédio da Fundação para o Desenvolvimento de Bauru (Fundeb), e irá oficializar um acordo de mobilidade acadêmica para professores e alunos das duas instituições.

O intercâmbio de estudantes de graduação e de pós-graduação deverá começar no segundo semestre deste ano. O acordo de cooperação entre a FHW e a Faculdade de Engenharia (FE), de Bauru, será assinado conforme o modelo dos convênios anteriores firmados entre a FE com outras duas universidades européias: Universidade de Ciências Aplicadas Regensburg (Hochschule Regensburg), da Alemanha, e Universidade de Ciências Aplicadas Kärnten (FH Kärnten), da Áustria.

Esse tipo de convênio já permitiu a 68 estudantes dos cursos de Engenharia e de Ciências da Computação e Sistemas de Informação, da Faculdade de Ciências, a oportunidade de estudar no exterior com bolsa auxílio capaz de garantir a permanência no país.

A FE promove, desde 2004, o intercâmbio de seus alunos com os das universidades da Alemanha e da Áustria. A delegação austríaca contará com a presença do diretor do Center for International Relations and Cross-Cultural Education da FHW, Martin Kimmel, e do vice-reitor Christian Kollmitzer, além de mais seis professores das áreas de Engenharia Eletrônica e Computação, que inclui pesquisadores nos campos de TI automotiva, logística, tecnologias na internet e telecomunicações, entre outras.

“A comitiva da FHW visitará o câmpus da Unesp em Bauru num momento em que as perspectivas de crescimento da economia brasileira tornam ainda mais interessante uma parceria binacional, voltada para o desenvolvimento de novas pesquisas e o intercâmbio cultural que naturalmente ocorre nessas circunstâncias”, explica o diretor da FE, Jair de Souza Manfrinato.

Hoje a Unesp ocupa o 269º lugar no ranking Webometrics, que classifica as seis mil melhores universidades do mundo. Segundo o coordenador do programa pela FE, professor Augusto Ronchi Junior, a meta agora é ocupar o 200º lugar em curto prazo. “Esses estudantes permaneceram por um ano na Alemanha e na Áustria, países com os quais a FE já tem acordo de cooperação, realizando estágios nas universidades conveniadas e em grandes empresas”, diz Ronchi. “No total, já passa de 600 mil euros o valor em bolsas européias para os estudantes brasileiros, além do mais importante, a experiência acadêmica e cultural resultante dessas atividades”, completa.

Da Unesp