Unesp: Congresso de Iniciação Científica amplia interação entre docente e aluno

Evento promovido em Sorocaba, no interior de São Paulo, reuniu 60 professores e 250 alunos nos dias 25 e 26 de novembro

dom, 01/12/2019 - 18h51 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Unesp

A 31ª edição do Congresso de Iniciação Científica (CIC) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) reuniu 250 estudantes de graduação nos dias 25 e 26 de novembro, em Sorocaba, no interior de São Paulo. Os alunos apresentaram os trabalhos de pesquisa para um grupo de cerca de 60 professores avaliadores.

As pesquisas finalistas foram exibidas inicialmente em sessões “flash”, nas quais o estudante precisava sintetizar aos professores e aos colegas a mensagem principal do trabalho em uma apresentação oral com até um minuto de duração. Depois, os conteúdos foram detalhados em uma sessão de painéis em que o aluno explicava aos docentes avaliadores e demais interessados os objetivos e as conclusões do estudo científico.

Flávia Martho Landinho, aluna do curso de Ciências Biológicas da Unesp, apresentou uma maneira diferente de ensinar sobre o corpo humano, a partir dos alimentos consumidos. “Sem dúvida, a maior dificuldade é tentar controlar o nervosismo. Mas, com um pouco de treino, é só ter autoconfiança e autoconhecimento. É uma grande experiência que levo para a vida”, revela à TV Unesp.

“Nós, avaliadores, estamos observando sobretudo o poder de síntese do aluno, mas também se ele demonstra ter desenvolvido a pesquisa. Isso está diretamente ligado ao poder de síntese e o quanto está envolvido de fato”, explica à TV Unesp Regilene Ribeiro, professora da universidade.

Atividades

Como parte da programação do CIC Unesp, os alunos assistiram a uma apresentação musical de Gabriele Leite, formanda do Instituto de Artes da Unesp, viram palestras sobre iniciação científica e inteligência artificial, participaram de oficinas sobre temas diversos, como fake news, mulheres na ciência e difusão de conhecimento, e conheceram as instalações do Parque Tecnológico de Sorocaba, local em que foram anunciados os premiados.

“Estamos espalhados pelo Estado. Muitas vezes, um aluno de uma unidade não consegue manter uma relação com um professor de outra unidade que converge na mesma pesquisa que ele. Aqui é a oportunidade de acontecer a interação. Isso fomenta mais ainda a nossa pesquisa dentro da Unesp”, salienta a professora Célia Regina Nogueira, assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa, que organiza o CIC Unesp.

“Enxergamos de forma muito clara a contribuição que o evento traz para cada aluno que está começando a se apaixonar pelo universo da pesquisa e da ciência. Isso contamina de forma positiva toda a cadeia, dos estudantes até os docentes”, enfatiza o diretor da Unesp, do campus de Sorocaba, Alexandre da Silva Simões, à TV Unesp.

Premiados

Na categoria Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes, a pesquisa da estudante Miriane Borges Valle ficou em primeiro lugar e foi agraciada também com o Prêmio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), destinado aos estudantes que estão no fim da graduação, como incentivo à continuidade da carreira acadêmica.

Na categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, o estudo vencedor foi de Luan Mateus Bocalan Vogás, que também ganhou o Prêmio PROPG. Na categoria Ciências da Vida, o trabalho do aluno Pedro Henrique Rizzi Alves ficou em primeiro lugar e a pesquisa da estudante Paula Fernanda da Silva, uma das que recebeu menção honrosa no CIC, levou o Prêmio PROPG.