Unesp: Atletas paraolímpicos se destacam em competição

Treinados em Prudente, competidores conquistaram cinco medalhas

seg, 19/06/2006 - 18h30 | Do Portal do Governo

Na 1ª etapa do Circuito Brasil Paraolímpico de Atletismo e Natação, a equipe de atletas da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), campus de Presidente Prudente, coordenada por Paulo Roberto Brancatti, conquistou cinco medalhas e dois atletas conseguiram índices para as próximas etapas. As provas aconteceram na cidade de São Caetano do Sul (SP), em maio passado.

O destaque da equipe da UNESP foi o atleta Valmir Santos Rodrigues, com a conquista de duas medalhas. Na competição de arremesso de peso, categoria F42, ele atingiu a marca de 9,47 metros, o que lhe garantiu o segundo lugar e também o credenciou para participar das próximas etapas do Circuito. A outra medalha de Rodrigues veio com a terceira colocação na prova de lançamento de disco.

Na competição de lançamento de dardo para atletas com membro inferior amputado, categoria T44, Rogério Michael dos Anjos conquistou o terceiro lugar ao atingir 31,35 metros. Com essa performance, Anjos também conseguiu índice definido pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).

A quarta e a quinta medalhas da equipe foram obtidas por Edílson Alves Rosa, terceiro lugar na disputa de lançamento de disco, categoria F58, e por André Luiz Lacerda Sanches, medalha de bronze na prova de 100 metros rasos, categoria T35, para atletas com paralisia cerebral.

Renan Rodrigues de Souza, também da equipe da FCT, ficou na quarta posição nas provas de 100 e 200 metros rasos, categoria F36, em sua primeira participação no Circuito. Souza, que tem paralisia cerebral, é estudante do curso de Licenciatura em Matemática da FCT.

De acordo com Brancatti, coordenador técnico, os atletas são divididos por categoria, respeitando sua característica funcional. Dentro deste quadro, cada esportista recebe uma classificação conforme sua deficiência e grau de mobilidade. No caso dos atletas com membros inferiores amputados, por exemplo, eles são dispostos nas categorias seguindo o nível de amputação e a mobilidade que alcançam em nas provas de arremesso e lançamento.

“Essa classificação é determinada para que a competição flua com mais regularidade e permita que todas as pessoas com deficiência possam participar das provas escolhidas em condições de igualdade”, diz Brancatti.

  Daniel Patire

Da Unesp