Unesp: Atividades de aventura são temas de Congresso

Laboratório de Rio Claro promove evento em Santa Catarina

qua, 28/06/2006 - 21h52 | Do Portal do Governo

O I Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, promovido pelo Laboratório de Estudos do Lazer (LEL), do Instituto de Biociências (IB), campus de Rio Claro, ocorre nos dias 30 de junho e 1º de julho. O evento, coordenado pela pesquisadora Gisele Maria Schwartz, responsável pelas ações do LEL, ocorre no Fischer Hotel & Convenções, Balneário Camboriu, em Santa Catarina, simultâneo ao Mountain Bike UCI World CUP e MTB World Cup Expo 2006.

De acordo com Gisele, as atividades de aventura, ao contrário dos esportes, podem ser praticadas por qualquer pessoa, sem treinamento prévio. Em geral, ocorrem em ambientes naturais, na terra, no ar ou na água. A caminhada em trilhas é uma das principais atividades de aventura buscada pelos praticantes.

Já a modalidade esportiva requer treinamento e orientação técnica para ser realizada. “Em termos de vivência, as atividades de aventura são bem antigas, mas no atual contexto social, em que o lazer tornou-se um requisito de qualidade de vida, é uma modalidade recente”, comenta a docente.

Evento científico pioneiro em sua área, este congresso busca um diálogo com setores correlatos, como o turismo de aventura. A mesa-redonda “Atividade de aventura: competência de quem?”, coordenada por Gisele, tem justamente o objetivo de determinar o espaço de atuação de cada área. A palestra de encerramento enfoca o tema “homem-natureza: ‘parceiros’ na aventura e no (re)encontro com o outro.”

Durante o Congresso, além da Sessão de Pôster, ocorrem três mini-cursos: “Estratégias de sensibilização para educação ambiental no mountain bike”; “O lúdico na atividade de aventura” e “Jogos outdoor cooperativos.” As inscrições para participação, sem apresentação de trabalhos, podem ser efetuadas até o dia 30.

Mais informações: http://www.cbaa.equipeweb.net

  Genira Chagas

Da Unesp