Unesp Araraquara realiza encontro de química com pesquisadores internacionais

Evento que trata especificamente da catálise recebe trabalhos até dia 4 de fevereiro

ter, 31/01/2012 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Química (IQ), Câmpus de Araraquara, sediará o “X Encontro Regional de Catálise (ERCat): a catálise e suas interfaces”, que será realizado em 18 e 19 de maio. O prazo para submissão de trabalhos termina em 4 de fevereiro, e as inscrições têm desconto até o dia 6 de abril.

Catálise é a aceleração de uma reação química por meio de uma substância catalisadora. “O principal objetivo do encontro é divulgar os novos avanços na área, promover discussões e dar continuidade à tradição estabelecida com a realização dos Encontros Regionais de Catálise”, diz Leandro Martins, coordenador da comissão executiva do evento e professor do IQ.

O evento é organizado pela Regional 3 da Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat), que inclui os estados de São Paulo e Paraná, além do Sul do Estado de Minas Gerais e o Triângulo Mineiro. O trabalho é conduzido por uma comissão de professores e pesquisadores de universidades e centros de pesquisas que desenvolvem atividades científico-tecnológicas ligadas à catálise.

Entre os palestrantes já confirmados estão Valerie Briois, do Sincrotron Soleil, da França, com Miguel Banãres, do Instituto de Catalisis, na Espanha, e Liane M. Rossi, do Instituto de Química da USP.

A atividade reunirá representantes de empresas, institutos de pesquisa e universidades, direta ou indiretamente ligados à catálise, para atualizar e ampliar o intercâmbio de conhecimentos, por meio da apresentação de trabalhos técnicos, discussões e conferências. “É essencial salientar temas promissores aos novos rumos da Catálise no Brasil e no mundo, instigando parcerias nacionais e internacionais e, inclusive, acadêmico-empresariais”, acrescenta Martins.

As áreas temáticas que serão abordadas são: aspectos fundamentais em catálise; síntese e caracterização de catalisadores (nanotecnologia, novos materiais; novas rotas de síntese de catalisadores, desenvolvimento de técnicas de caracterização); catálise aplicada na produção de combustíveis e energia (petroquímica, transformação do gás natural, biocombustíveis, processos GTL, produção de hidrogênio); catálise aplicada na química fina e industrial (química fina, catálise enzimática, biocatálise); catálise aplicada para o meio ambiente (limpeza de gases de exaustão, combustão catalítica; redução de agentes contaminantes, melhoria de processos catalíticos, tratamento de resíduos); fotocatálise e eletrocatálise; desativação e regeneração de catalisadores; e novos temas para transformações catalíticas.

Mais informações podem ser conseguidas pelo e-mail catalise@iq.unesp.br ou em www.xercat.iq.unesp.br

Da Unesp