Unesp: Araraquara inaugura primeira biblioteca afro do Estado

Acervo prioriza autores e assuntos ligados à cultura negra

seg, 05/06/2006 - 19h12 | Do Portal do Governo

Em parceria com o Núcleo Negro da UNESP para Pesquisa e Extensão (NUPE), a Prefeitura do Município de Araraquara, por meio da Assessoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (AEPIR), e o Centro de Referência Afro inauguram a Biblioteca Afro.

Segundo os idealizadores do projeto, considerado de incentivo cultural, o Orçamento Participativo do Município de Araraquara o elegeu como iniciativa prioritária. O evento, que ocorre neste dia 5 de junho, conta com a presença do professor Kabengele Munanga, atualmente vice-diretor do Centro de Estudos Africanos.

Organizada pela UNESP e administrada pela Prefeitura, a biblioteca, totalmente informatizada, dispõe de aproximadamente 700 livros, com foco, principalmente, na história dos africanos e dos afro-brasileiros, nos autores e em assuntos relacionados ao tema. Ela ocupa um espaço no Centro de Referência Afro, inaugurado em abril passado.

Para tornar-se um sócio, o interessado deverá apresentar a cédula de identidade, um comprovante de residência e foto. De acordo com os gestores, moradores de Araraquara poderão permanecer sete dias com o livro. Associados de outras cidades têm o dobro do tempo.

Serviço

Biblioteca Afro

Centro de Referencia Afro

Av. Duque de Caxias, 660 – Centro

14801-300 – Araraquara – SP

E-mail.: aepir@araraquara.sp.gov.br

Da Unesp