Unesp apresenta nova metodologia de planejamento para departamentos

Capital paulista sediou treinamento com profissionais de unidades administrativas e campus experimentais da universidade

ter, 25/09/2018 - 8h34 | Do Portal do Governo

O Instituto de Física Teórica, do campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em São Paulo, recebeu uma atividade que finalizou a primeira etapa do processo de implantação do novo paradigma da universidade de planejamento e avaliação departamental.

Foi realizado o 9º seminário de treinamento com coordenadores, vice-coordenadores e servidores técnico-administrativos das unidades universitárias e campus experimentais onde não há departamentos. Vale destacar que o evento foi realizado sob a coordenação da Escola Unesp de Liderança e Gestão (EULG), com a organização da Comissão Permanente de Avaliação (CPA).

A presidente da CPA, Maria Encarnação Beltrão Sposito, destacou a importância da iniciativa. “Concluímos o processo de orientação, debate e diálogo sobre a implantação do planejamento em todas as unidades. Também tivemos a oportunidade de conversar com aquela parcela da Unesp que é a mais jovem e está lutando fortemente para implantar seus cursos de graduação”, afirma. À frente da CPA e como docente de uma unidade consolidada, vejo o quanto a universidade é diversa e todo o potencial que há em tudo que foi construído nos últimos 15 anos”, acrescenta.

É importante frisar que a etapa inicial do novo modelo, aprovado pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe), será relativa ao biênio 2018-2019, com base no que cada grupo realizou no biênio anterior. A metodologia busca contemplar as cinco dimensões do trabalho na universidade: graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão universitária e gestão, com pesos diferentes.

Planejamento

A ação também se baseia em um movimento de mão dupla, segundo o qual a elaboração do planejamento se apoia em diagnóstico que se fundamente no perfil do departamento, dos docentes e pesquisadores, em função da trajetória de cada um dentro da própria unidade departamental ou coordenação de curso.

“Esse trabalho coletivo contribui para que as pessoas possam enxergar o que o outro está fazendo. A grande pergunta é: o que cada departamento pode contribuir com o outro? Isso criará uma grande corrente interna, em que as pessoas poderão conectar e adicionar o próprio conhecimento e criatividade com os das outras da Unesp”, analisa Maria Aparecida Custódio Domingues, coordenadora da EULG.

O coordenador do curso de Engenharia Aeronáutica do campus experimental de São João da Boa Vista, Elmer Mateus Gennaro, ressaltou a integração na nova proposta. “Estou na Unesp há quatro anos e, realmente, sentia falta dessa forma de ver e de planejar. Hoje é cada um no seu quadradinho, trabalhando de forma isolada. Espero que, com essa metodologia, haja a oportunidade de trabalhar de forma coordenada e planejada”, diz.

“Acho que é uma iniciativa de inovação, pensando sempre no coletivo e, com certeza, integrará mais os professores. Isso será um ganho para a universidade como um todo”, avalia a vice-coordenadora do curso de Engenharia Ambiental do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba, Renata Fracácio Francisco.