TV Cultura presta homenagem a Baden Powell

Documentário "Mosaicos - A Arte de Baden Powell", que homenageia o compositor e violonista, será exibido hoje (10), às 21 horas

sex, 10/08/2007 - 13h47 | Do Portal do Governo

“O violão de Baden traduz o Brasil”, avalia o poeta e compositor Hermínio Bello de Carvalho, em depoimento contido no programa “Mosaicos – A Arte de Baden Powell”, que será exibido pela TV Cultura hoje, dia 10, às 21 horas, em homenagem aos 70 anos de nascimento do compositor e violonista fluminense.

Além de exibir imagens históricas do acervo da emissora, recuperando cenas de diversas épocas da carreira do artista, a atração apresenta depoimentos e números musicais inéditos de Toquinho e Paulo César Pinheiro, e de uma nova geração de intérpretes – os violonistas Marcel Powell e Marcus Tardelli, e as cantoras Marianna Leporace e Ana Paula Lopes.

No repertório do programa estão todos os grandes sucessos de Baden Powell (1937-2000), desde sua primeira composição gravada – Samba triste, feita em parceria com Billy Blanco – até as músicas que foram consagradas nas vozes de intérpretes como Elis Regina e Elizeth Cardoso. É uma lista interminável de sambas e canções espetaculares: “Canto de Ossanha”; “Samba em prelúdio”; “Berimbau”; “Tristeza e solidão” (estas em parceria com Vinicius de Moraes); “Vou deitar e rolar” (quaquaraquaquá); “Lapinha” e “Refém da Solidão”(que fez com Paulo César Pinheiro).

“Mosaicos – A Arte de Baden Powell” apresenta ainda um choro inédito de Baden, “Um abraço no trio elétrico (dedicado ao instrumentista Armandinho), interpretada pelo filho do compositor Marcel Powell, que descobriu a música nos arquivo do pai.

Baden

Nascido em 06 de agosto de 1937, na interiorana Varre-e-Sai, cidade fluminense localizada na divisa do Rio de Janeiro com Espírito Santo, Baden Powell de Aquino mudou-se ainda criança para a capital, indo morar no bairro de São Cristóvão. Cresceu acompanhando rodas de choro, foi aluno de Jayme Florence (o Meira) e aprendeu ouvindo de perto mestres como Jacob do Bandolim e Pixinguinha.

Na década de 1950, já atuando intensamente como músico profissional, Baden acompanhou a modernização da música popular brasileira e se tornou o principal expoente do violão, revolucionando a maneira de tocar o instrumento. Em princípios da década de 1960, formou parceria com Vinicius de Moraes. Juntos, entre outros discos, criaram o álbum “Afro-sambas”, lançado em 1966, contendo músicas repletas de influências africanas.

Do final dos anos 1960 até a década de 1980, Baden trabalhou intensamente na Europa, principalmente, na França e Alemanha, países onde morou e lançou dezenas de discos. Referência musical para gerações diversas de artistas, Baden construiu uma obra que, hoje em dia, ganha vitalidade na interpretação de jovens talentos da música brasileira.

Repertório de músicas dos artistas convidados do programa:

– “Lapinha” (Baden Powell/Paulo César Pinheiro) – Toquinho e Paulo César Pinheiro

– “Deixa” (Baden Powell/Vinicius de Moraes) – Toquinho e Paulo César Pinheiro

– “Tristeza e solidão” (Baden Powell/Vinicius de Moraes) – Toquinho e Paulo César Pinheiro

– “Vou deitar e rolar (quaquaraquaquá)” (Baden Powell/Paulo César Pinheiro) – Toquinho e Paulo César Pinheiro

– “Consolação” (Baden Powell/Vinicius de Moraes) – Ana Paula Lopes e banda

– “Lapinha” (Baden Powell/Paulo César Pinheiro) – Ana Paula Lopes e banda

– “Refém da solidão” (Baden Powell/Paulo César Pinheiro) – Marianna Leporace e Marcel Powell

– “Apelo” (Baden Powell/Vinicius de Moraes) – Marianna Leporace e Marcel Powell

– “Um abraço no trio elétrico” – Marcel Powell

– “Samba novo” – Marcus Tardelli 

Da Secretaria da Cultura

(J.H.)