TV Cultura inova sua programação infantil com interatividade na Web

Crianças do Brasil e mais oito países participaram do programa Cambalhota

qui, 16/10/2008 - 9h28 | Do Portal do Governo

“O programa bombou”, comemoram os apresentadores do Cambalhota, Jéssica Nigro e Fábio Lucindo. A atração, que vai ao ar pela TV Cultura, trouxe novidades para o público mirim no Dia das Crianças. Além do musical Pedro e o Lobo e do premiado filme de animação japonês, A viagem de Chihiro, os jovens telespectadores puderam participar do programa por meio da Internet.

“É a primeira vez que utilizamos essa fórmula (Web, TV e público) em um programa infantil. Já estamos incorporando aos poucos no Roda Viva. O resultado foi excelente”, avalia Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta. Mauro Garcia, diretor de projetos especiais da emissora, diz que o objetivo é estimular a interatividade e integrar a cobertura dos bastidores de seus programas ao vivo com a Web.

Os números registrados durante as quatro horas em que a atração esteve no ar (das 9 às 13 horas) revelam o sucesso da iniciativa desenvolvida pelos Núcleos Infantil e Novas Mídias, que promoveram programação interativa e convergente na TV e na Internet.

Foi a primeira vez que uma emissora de televisão proporcionou a crianças interatividade em tempo real. A audiência do programa especial foi 0,7 ponto superior à edição de 2007: 1,9 ante 1,2 ponto.

Interatividade – Na Internet, o Cambalhota contou com visitantes de nove países: Brasil, Estados Unidos, Argentina, Itália, Bélgica, Canadá, Portugal, Japão e Paraguai. Foram 2.419 visitantes únicos; 19.715 exibições de página; 683 arquivos enviados (441 fotos, 117 redações, 94 desenhos e 31 vídeos); 5.861 comentários enviados ao chat; 4.588 comentários aprovados e publicados no bate-papo; 8,15 páginas visitadas por usuário; e 1.421 espectadores dos vídeos (programa ao vivo e câmera de bastidores) na Internet, com pico de 300 espectadores simultâneos. O tempo médio de navegação de cada internauta foi de 12,38 minutos.

Na semana que antecedeu o especial, o programa teve 33.714 exibições de página; 3.714 visitantes únicos; 9,03 páginas visitadas por usuário; internautas de 14 países: Brasil, Estados Unidos, Portugal, Japão, França, Itália, Bélgica, Espanha, México, Alemanha, Colômbia, Suíça, Suécia e Angola; 776 arquivos enviados (380 fotos, 224 redações, 123 desenhos e 49 vídeos). Cada usuário ficou, em média, 10,05 minutos no site.

No total, a página eletrônica teve 53.253 exibições; 6.133 visitantes únicos; 8,68 páginas visitadas por usuário; visitantes de 17 países; 1.459 arquivos enviados (821 fotos, 341 redações, 217 desenhos, 80 vídeos); e o tempo médio das pessoas no www.tvcultura.com.br/cambalhota foi de 11,06 minutos.

On-line – O website, que continuará a ser usado nas próximas edições do programa, permitiu que as crianças enviassem conteúdo em vídeo, imagem (fotografia e desenho) e texto. O material, previamente selecionado pela produção, era exibido na TV. O site também mostrava o programa transmitido na televisão e imagens feitas por uma câmera “extra” que revelava os bastidores do estúdio. Além disso, uma sala virtual de bate-papo possibilitou a interatividade das crianças, em tempo real, com a produção e os apresentadores do Cambalhota.

Além da participação da gurizada, a emissora manteve links on-line em alguns locais da cidade: Teatro Shopping Frei Caneca; Ecovila Rá Tim Bum (Bourbon Shopping Pompéia) e Ação Dia da Criança – Estacionamento da Telha Norte Marginal Tietê.

No cenário do programa Cambalhota havia uma equipe que recebia informações pelo computador, o que permitiu a interação entre os apresentadores e o público, com chat, galeria de fotos, área para vídeos dos bastidores e vídeos ao vivo, links com portais interessantes para a garotada, além de imagens em tempo real dos pontos onde a emissora instalou seus computadores.

Mundo mágico – Para ajudar a comandar a atração, três telespectadores mirins participaram da festa: Pedro Carvalho Silva (10 anos), Gregório Girado (9) e Ulli Girado (10). “Sou veterano em participações aqui na Cultura”, diz Pedro.       

João Victor, do programa Pé na Rua, comandou o link da Ecovila. “Gostei da experiência. É a primeira vez que lido diretamente com os pequeninos. Eles são ótimos e inusitados. A gente nunca sabe como será a reação deles”.

Amanda Menezez (10) e Tatiana Molinari (8) estavam na Ecovila. “Uso bastante a Internet e quando soube que haveria um link ao vivo aqui insisti para a minha mãe me trazer”, diz Amanda.

Tatiana, fã do Cambalhota, não ficou atrás. “Postei logo as fotos dos meus bichinhos de estimação. Tenho seis grilos que mantenho num terrário bem bacana e queria que todos conhecessem”.

A família Massami compareceu em peso à Ecovila. A avó Lídia veio acompanhada dos filhos Patrícia e Roberto e da neta Rebeca, de cinco anos. “Existem poucas opções de lazer onde moramos. Quando soube do espaço trouxe a Rebeca para brincar e conhecer um pouco do mundo mágico da televisão”, diz Patrícia.                                         

Batizada de Ecovila Rá Tim Bum, a área de 700 metros quadrados, localizada no Shopping Bourbon, ofereceu, de 25 de setembro a 12 de outubro, diversas atividades com temas de personagens da TV Cultura, como reciclagem de produtos e despoluição de um laguinho.

Além da programação especial do Cambalhota, apoiou o Ação Dia da Criança, que levou no domingo passado diversão, presentes e apresentações artísticas para crianças que residem na zona oeste da cidade.

A ação contou com a participação de diversas empresas da região. A apresentadora Gabi, do Pé na Rua, entrou com flashes durante a programação.

SERVIÇO

Programa Cambalhota

Domingos, às 12 horas, pela TV Cultura

Toda semana, elementos lúdicos – alinhados com a temática do programa – são inseridos no espaço, que ficou maior e mais colorido

Atração é dedicada e feita por crianças e jovens curiosos e antenados nos mais diversos assuntos que rolam no mundo

Semanal traz informações sobre cultura, arte, esporte, lazer e outros temas, de forma divertida e linguagem moderna

Cambalhota é reapresentado todo sábado, às 17 horas

Maria Lúcia Zanelli, da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)