TV Cultura grava concerto aberto ao público sob regência de Júlio Medaglia

A gravação será neste sábado, 4, a partir das 14h, no Teatro Franco Zampari, em São Paulo.

sex, 03/10/2008 - 14h10 | Do Portal do Governo

Música clássica de boa qualidade, jovens talentosos, auditório animado e júri composto por personalidades ligadas ao universo erudito. Esses são os ingredientes do programa Prelúdio, único show de calouros de música erudita da televisão brasileira, que neste sábado (04/10), a partir das 14h, grava a terceira e quarta eliminatórias no Teatro Franco Zampari, em São Paulo, com entrada gratuita ao público.

A terceira eliminatória traz o calouro Emanoel Velozo, que canta o segundo ato da ária “Una Furtiva Lagrima da Ópera Lelisir, de Gaetano Donizetti. Renato Perez, com seu fagote, interpreta Concerto em Si bemol maior para fagote e orquestra, KV 191. Movimento: 1º. – Allegro, de Mozart. No piano, Daniel Sanches mostra a obra de Ronaldo Miranda, Concertino Para Piano e Orquestra de Cordas – Movimento: 2º. – Allegreto.

Se enfrentam na quarta eliminatória a soprano Lindsay Funchal, que apresenta Quel guardo il cavaliere da ópera Don Pasquale, de Gaetano Donizetti; o pianista Mauro Anastácio mostra uma composição de Beethoven, Concerto nº 4 para piano e orquestra op 58 – Movimento: 3º. Rondo Vivace; e Rafael Mendes, no eufônio, interpreta Symphonic Variants for euphonium, de James Curnow.

As eliminatórias vão ao ar todo domingo, até 16/11; as semifinais, dias 23 e 30/11, e a grande final, dia 7/12. A partir deste ano, a Rádio Cultura FM (SP – 103,3 MHz) também transmitirá o programa, simultaneamente à TV Cultura.

Para participar da platéia, basta entrar em contato, até sexta-feira pelo telefone (11) 2182-3474 ou e-mail preludio@tvcultura.com.br. Chegar com uma hora de antecedência. O teatro fica na Av. Tiradentes, 451, ao lado do metrô Tiradentes

O concurso

O Prelúdio será composto de oito eliminatórias, duas semifinais e a grande final em dezembro. A cada programa, três candidatos disputarão uma Bolsa de Estudos na Alemanha, patrocinada pelo Instituto Goethe, e um concerto especial tendo o vencedor como solista.

O programa, apresentado por Estela Ribeiro, está no ar desde 2005 e tem a missão de divulgar o trabalho de jovens músicos brasileiros. Até agora, quase 80 candidatos subiram ao palco e foram acompanhados pela Orquestra Prelúdio. Os vencedores do concurso, em edições anteriores, foram o clarinetista Thiago Naguel (2005), o violinista Rodrigo Monteiro (2006) e o pianista Cristian Budu (2007).

Da Fundação Padre Anchieta