TV Cultura exibe filmes inéditos no fim de semana

Crítico Leon Cakoff apresenta a Mostra Internacional de Cinema na Cultura

sex, 17/08/2007 - 10h15 | Do Portal do Governo

Três filmes inéditos na televisão brasileira são destaques da programação da TV Cultura para o fim de semana. Na sexta-feira, dia17, A Mostra Internacional de Cinema na Cultura, apresentada pelo crítico Leon Cakoff, exibe o filme Tudo Bem, Até Logo (França/2000), dirigido por Claude Mouriéras. O longa conta a história de três meninas que vivem em Lyon, na França, num clima de felicidade compartilhada, até que o pai, ausente por 15 anos, reaparece conturbando a vida das filhas. No elenco, Michel Piccoli, Miou-Miou, Sandrine Kiberlain, e Natacha Régnier.

O programa Cine Brasil leva ao ar, no sábado, dia 18, às 22h30, o filme Morte e Vida Severina (Brasil/1976), dirigido por Zelito Viana e musicado por Chico Buarque de Hollanda. Baseada nos poemas “O Rio” e “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Mello Neto, a obra narra a tradicional saga dos nordestinos do sertão em direção ao mar, em busca de trabalho. Misto de documentário e ficção de caráter social, o filme tem o elenco composto por Stênio Garcia, Elba Ramalho, Jofre Soares, José Dumont, Luiz Mendonça e Tânia Alves.

Dia 19, domingo, às 23h, para fechar a programação do fim de semana, a série DocTv III – Olhares imaginando um Brasil apresenta ao elespectador o documentário La Rota del Pacifico, de Edmílson Ferreira, do Acre. O documentário aborda o projeto estratégico de integração econômica entre Brasil, Bolívia e Peru, por meio da construção da estrada do Pacífico (la carretera del Pacifico), que promete transformar a economia da região por meio da criação de uma via para o escoamento da riqueza dos três países entre a Floresta Amazônica e o Oceano Pacífico.

Da Secretaria da Cultura