TV Cultura estréia em alta definição com Concerto da OSESP ao vivo

Apresentação também poderá ser vista em diversos países da Europa

qua, 31/12/2008 - 9h33 | Do Portal do Governo

A TV Cultura fará sua primeira transmissão em Alta Definição “HDTV” nesta quarta-feira, 31, às 20h, ao vivo, direto da Sala São Paulo, com o Concerto de Réveillon da OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro John Neschling. A atração também será transmitida para diversos países europeus.

O evento marca a estréia do canal digital em alta definição da emissora paulista, que em 2009 passará a transmitir em HD os programas Cocoricó, Teatro Rá Tim Bum e Direções. A transmissão em HDTV poderá ser conferida pelo Canal 2 nos receptores digitais “setop Box” e também no canal 2 analógico em definição normal.

A Fundação Padre Anchieta fechou uma parceira com a emissora de televisão franco-alemã ARTE – Euro Arts Music Internacional para captar e gerar, ao vivo, imagens do tradicional Concerto de final de ano da OSESP, transmitindo através de SNG com Uplink HD (Unidade Móvel que envia o sinal para o satélite em alta definição), para França, Alemanha, Bélgica, Suíça, Espanha, Áustria, Polônia, Finlândia, Portugal, Dinamarca, Hungria, Suécia, Itália e Holanda.

O público brasileiro e europeu terá a oportunidade de apreciar o concerto de gala da OSESP, que conta com a participação de Mônica Salmaso e da Banda Mantiqueira. O programa traz obras clássicas e populares de compositores brasileiros, além de peças dos argentinos Astor Piazzola e Alberto Ginastera. Estarão no repertório os Choros nº 10, de Heitor Villa-Lobos, trechos do Maracatu do Chico Rei, de Francisco Mignone, e Batuque, da suíte Reisado do Pastoreio, de Lorenzo Fernandez.

Da Fundação Padre Anchieta