Turismetrô lança roteiro religioso, em homenagem a canonização de Frei Galvão

Ao participar do "Roteiro Religioso", os turistas irão percorrer várias edificações sacras: da Igreja de Santo Expedito à Catedral da Sé

qua, 30/05/2007 - 10h54 | Do Portal do Governo

O Metrô, em parceria com a São Paulo Turismo, lança o “Roteiro Religioso”, uma edição especial em homenagem à visita do Papa Bento XVI a São Paulo e à canonização de Frei Galvão, que tem saídas aos domingos, em dois horários, às 9 e 14 horas.

O novo roteiro é ideal para os turistas que querem conhecer um pouco mais sobre a Arte Sacra e sobre a arquitetura das igrejas católicas localizadas no Centro Velho de São Paulo. O roteiro tem duração de três horas e é cercado de surpresas, como representações teatrais nos pontos turísticos mais relevantes.

Os visitantes deverão comparecer na estação Sé, ponto de partida para o início do percurso. Para o “Roteiro Religioso” é necessária a compra de dois bilhetes e na estação há uma bilheteria exclusiva do Turismetrô. A próxima etapa é fazer a inscrição no balcão de informações, localizado na área de mezanino da estação Sé. É importante que os turistas cheguem com 20 minutos de antecedência, para receber a orientação dos guias que vão acompanhá-los durante o roteiro.

Da estação Sé, a próxima parada é a estação Tiradentes, onde os participantes visitam a Igreja de Santo Expedito, o “Santo das Causas Urgentes”. Depois, a turma segue até o Mosteiro da Luz, construído em 1774 por Santo Antônio Galvão (Frei Galvão), o primeiro santo brasileiro. No mesmo espaço, há o Museu de Arte Sacra e seu rico acervo de 4 mil peças.

Os turistas retornam à Estação Tiradentes e se deslocam de Metrô até à Estação São Bento. Mais um ponto a ser explorado é o Mosteiro de São Bento. Desse local, os visitantes seguem pelo Viaduto de Santa Ifigênia, um dos cartões-postais da cidade, até chegar à Igreja de Santa Ifigênia, datada de 1910, catedral provisória da cidade, em razão da construção da nova Catedral da Sé. A caminhada continua até o Largo do Paissandu e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

A seguir, uma pausa no Theatro Municipal, marco cultural paulistano, localizado na Praça Ramos de Azevedo. Pelo Viaduto do Chá, os turistas seguem até a Praça do Patriarca e sua Igreja de Santo Antônio, que passa atualmente por um processo de restauração. No final, o ponto mais esperado do roteiro, a visita no interior da Catedral da Sé, o mais importante templo católico de São Paulo.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

Departamento de Imprensa