Trens da CPTM que servem o ABC vão partir agora da Estação Barra Funda

O prolongamento da Linha D é resultado dos investimentos na via permanente

qua, 04/07/2001 - 17h25 | Do Portal do Governo

A partir do próximo dia 6 de julho, sexta-feira, os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos(CPTM), que servem o ABC terão como ponto de partida a Estação Intermodal da Barra Funda. Hoje, os trens partem da Estação da Luz, localizada alguns quilômetros antes no centro da cidade. O novo serviço é resultado dos investimentos que a CPTM, empresa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, realizou no ano passado na via permanente das 6 linhas que opera na Região Metropolitana.

Do investimento total, de R$ 32,9 milhões, R$ 10,1 milhões foram aplicados na Linha A – Noroeste (Brás-Francisco Morato) e na Linha D – Sudeste (Luz-Rio Grande da Serra, agora transformada em Barra Funda-Rio Grande da Serra). O dinheiro foi utilizado pela Coordenadoria Executiva das Linhas A e D na troca de 31.130 dormentes, 17.201 metros de trilhos e 9.392 metros cúbicos de brita.

A extensão da Linha D deve beneficiar 10 mil usuários/dia e permitir um ganho de tempo de viagem de até 10 minutos gasto pelo passageiro, anteriormente, na transferência de linha na Estação da Luz (estação de entroncamento das linhas A e D).

Para fazer frente ao novo serviço, a CPTM irá operar diariamente com 14 trens, em vez dos 13 trens atuais.
Outra vantagem para os usuários é que, agora, na Estação Barra Funda, eles poderão integrar-se com as linhas B – Oeste (Júlio Prestes-Itapevi) e C – Sul (Osasco-Jurubatuba). Também terão acesso gratuito ao Metrô sem a necessidade de deixar o prédio, o que é obrigatório na Estação da Luz.

As linhas A e D transportam diariamente, em média, 306.296 passageiros. Possuem, no total, 31 estações e a frota é de 27 composições. O intervalo entre trens é de 9 minutos nos horários de pico e de 20 minutos nos outros horários.