Treinamento sobre emergência sanitária reúne médicos veterinários de SP

Profissionais da Secretaria de Agricultura receberam orientações sobre influenza aviária e enfermidade de Newcastle

seg, 16/09/2019 - 11h46 | Do Portal do Governo

Os médicos veterinários do serviço veterinário oficial da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, que atuam junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participaram de um treinamento para o atendimento a suspeita de síndrome respiratória/neurológica das Aves (SRN).

O evento foi realizado na última semana em Campinas, no interior paulista. “O objetivo é desenvolver nos médicos veterinários do serviço oficial as habilidades e as competências necessárias para conhecimento, identificação ou prevenção de qualquer suspeita de doenças de notificação imediata”, ressalta Luciano Lagatta, diretor do Centro de Defesa Sanitária Animal da CDA.

“O treinamento prepara os 51 médicos veterinários participantes para o uso dos programas oficiais de defesa sanitária animal, na ocasião de alguma emergência sanitária que possa vir a ocorrer, especialmente a influenza aviária e ou enfermidade de Newcastle”, acrescenta.

Prevenção

Além do atendimento às suspeitas, os profissionais atuarão na prevenção, combate e erradicação das enfermidades emergenciais, organizar as ações de vigilância e de defesa sanitária dos animais na ocorrência, estimular a participação da comunidade nas ações, atuar no conjunto de ações sanitárias e promover a erradicação de um possível foco no tempo mais curto possível e com um menor custo.

O treinamento contempla informações técnicas teóricas, atualizações sobre as doenças no mundo e habilidades práticas para atendimento a ocorrência, envolvendo a colheita de amostras, necropsia e preenchimentos de formulários.