Travessias litorâneas: investimentos melhoram serviços aos usuários

Tempo de espera no embarque foi reduzido, oferecendo mais conforto aos passageiros

dom, 11/08/2013 - 23h02 | Do Portal do Governo

Mais de R$ 200 milhões em recursos estão sendo investidos no triênio 2011/2013 nas Travessias Litorâneas. O investimento faz parte do projeto Modernização do Sistema, para a melhoria dos serviços prestados, redução do tempo de espera no embarque e oferta de mais conforte e segurança ao usuário.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Neste período, 20 embarcações serão reformadas e modernizadas, em todo o sistema de travessias. Até o momento 12 embarcações já foram entregues e 8 encontram-se com o contrato de modernização em andamento, com previsão de entrega até dezembro/2013.

Ainda este ano, a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) entregará os novos atracadouros para a travessia Guarujá/Bertioga, facilitando o embarque e desembarque dos veículos com redução de 30% no trajeto, passando de 700 para 500 metros a travessia do canal de Bertioga. As obras estão em andamento, com previsão de entrega do lado de Bertioga em setembro e do lado do Guarujá em dezembro/2013.

A companhia adquiriu nove novas embarcações – cinco do tipo ferryboat e quatro lanchas em fibra, do tipo Catamarã para a travessia de pedestres. Os cinco ferryboats já foram entregues, sendo três em 2012 e dois em 2013, e das quatro lanchas, uma foi entregue em abril deste ano e as demais estão previstas para o segundo semestre deste ano.

O novo Sistema de Monitoramento Eletrônico e Gestão de Operação nas Travessias Litorâneas foi implantado, com a entrega do novo CCO (Centro de Controle Operacional), totalmente modernizado, em dezembro de 2012. Foram adquiridos equipamentos de monitoramento e de controle, como painéis de mensagens variáveis, câmeras de segurança, câmeras OCR, rádios de comunicação e sistemas de GPS.

Do Portal do Governo do Estado