Transportes Metropolitanos: Projeto TV Estação SP traz mais informação e entretenimento

Aparelhos estão instalados nas estações Brás, Barra Funda e Luz

ter, 31/01/2006 - 19h08 | Do Portal do Governo

Notícias nacionais e internacioanais, reportagens sobre esportes e entretenimento, filmes institucionais da CPTM, publicidade de grandes marcas e filmes com foco em responsabilidade social e utilidade pública. Essa é a nova programação veiculada pelos Projeto TV Estação SP nos 24 monitores de plasma, de 42 polegadas, instalados na Estação Brás da empresa.

Depois da fase experimental, iniciada em abril de 2005, a parceria entre CPTM, Trianon Publicidade e Companhia Brasileira de Marketing [Cobram] está sendo ampliada em 2006. Na Barra Funda acabam de ser instalados 13 monitores. Em abril, será a vez da Estação da Luz receber 14 TVs de plasma, após aprovação dos órgãos DPH [Departamento de Preservação Histórica], CONDEPHAT [Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Artístico] e IPHAN [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional].

Ainda em abril, a unidade da Barra Funda terá mais 13 monitores, de acordo com uma segunda fase do projeto para a estação. Ao todo serão 64 TVs de plasma 42″. As três estações foram escolhidas pelo grande fluxo de usuários/dia. O intuito da CPTM é oferecer modernos e diversificados meios de informação, cultura e lazer a seus 1,4 milhão de usuários.

Pela iniciativa, a CPTM aluga as áreas e a Trianon Publicidade e a Cobram disponibilizam a programação e comercializam os espaços publicitários. Ambas já investiram R$ 900 mil no projeto, estimado em R$ 1,6 milhão.

A partir deste mês, uma parceria realizada entre a Trianon, a Cobram e o portal Terra traz notícias sobre economia, política, esportes, educação, mundo, lazer, entre outras. Um programete sobre esportes está sendo desenvolvido, além de filmes em animação gráfica com foco em responsabilidade social, utilidade pública e curiosidades.

Mídia avançada

O diretor da Trianon, Marco Bodini, explica que o conteúdo estará dividido em três blocos: institucionais da CPTM; informações operacionais aos usuários – com avisos na TV, com mensagens formadas por gerador de caracteres – ou até mesmo a criação da “Família CPTM” com filmes que trazem de forma didática orientações do tipo ‘fique atrás da faixa amarela’ e ‘é proibido fumar’, entre outras dicas.

“Há também a idéia de produzirmos o programa ‘Dez minutos de fama’ com os passageiros ou colocar uma repórter cobrindo os eventos artístico-culturais da CPTM ao vivo, como as apresentações mensais do Rock nos Trilhos, os trabalhos de grafitagem realizados nas dependências da ferrovia e as exposições realizadas no Espaço Cultural Brás, na Estação da Luz ou nas estações da Linha C [Osasco-Jurubatuba]”, diz Bodini.

Em fase de testes na Trianon Publicidade, estão modernas câmeras de imagens on-line, que permitirão, por meio de senhas, aos funcionários da CPTM visualizar as áreas das estações e a movimentação de usuários e torcidas em dia de partidas de futebol, por exemplo.

Segundo Bodini, em março, é possível que entre no ar também campanhas de prevenção da Secretaria de Estado da Saúde.

Depois da conclusão do projeto inicial nas três estações [Brás, Barra Funda e Luz], há planos de instalar TVs de plasma também nas unidades da Linha C [Osasco-Jurubatuba].

Assessoria de Imprensa da CPTM