Transportes Metropolitanos: Metrô prepara manuais para idosos e pessoas com deficiência

Publicações serão lançadas no Fórum de Promoção da Campanha da Fraternidade 2006

qui, 08/06/2006 - 11h02 | Do Portal do Governo

O Metrô lança amanhã, dia 9, dois manuais para públicos específicos, com o objetivo de disseminar ainda mais informações importantes quanto à utilização segura do sistema metroviário. Um manual é voltado para os usuários idosos(a partir de 65 anos) e o outro destinado às pessoas com deficiência (PCD). As cartilhas serão distribuídas gratuitamente e apresentam, de forma didática e com fartura de ilustrações, informações que vão ajudar esses usuários preferenciais.

O lançamento oficial dos manuais será durante o Fórum de Promoção da Campanha da Fraternidade 2006, que acontece na rua Antonio de Godói, nº 122, bairro de Santa Ifigênia , sede do Conselho Estadual Para Assuntos da Pessoa com Deficiência(tel. 3331-2276). Durante a reunião será discutido o tema “O direito ao transporte para pessoas com deficiência”.           

O Manual do Usuário com Deficiência e o Manual do Usuário Idoso explicam, por exemplo, como evitar acidentes nas escadas rolantes, equipamento em que acontecem 40% dos problemas registrados por mês nas estações metroviárias.

Os cuidados que devem ser tomados no momento do embarque ou do desembarque dos trens também mereceram destaque. As informações prezam a segurança dos usuários mas também lembram que problemas no fechamento das portas dos trens prejudicam a operação comercial, causando atrasos.

Os manuais trazem ainda o mapa da rede metropolitana de transporte coletivo sobre trilhos e apresentam os canais de relacionamento entre a Companhia do Metrô  e os passageiros, além dos procedimentos necessários para obtenção dos bilhetes especiais do Metrô.

Metrô mais acessível

Esses manuais, que visam facilitar a acessibilidade, se justificam pelo número de idosos e PCD entre os usuários atendidos no sistema metroviário. Em 2005, o Metrô transportou 28 milhões de idosos e 10 milhões de pessoas com deficiência.

Na primeira etapa dessa campanha de orientação e conscientização, a tiragem das publicações deve atingir 80 mil exemplares, no caso do Manual do Usuário Idoso, e 30 mil manuais para o público PCD. O Manual do Usuário com Deficiência terá uma versão em braile, que já está sendo preparada.

O Metrô fará a distribuição dos manuais em parceria com o Governo do Estado e com a Prefeitura, por meio das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (estadual e municipal) e do Conselho do Idoso (estadual e municipal). Os manuais   também serão encontrados em instituições que lidam diretamente com os idosos e PCD e nos postos de atendimento da Previdência Social localizados nas estações Sé e República do Metrô.  

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa