Transportes Metropolitanos: Metrô lança manuais para idosos e portadores de deficiência

Em 2005, o Metrô transportou 28 milhões de pessoas da terceira idade e 10 milhões com algum tipo de deficiência

qua, 21/06/2006 - 19h33 | Do Portal do Governo

O Metrô lançou, durante o Fórum de Promoção da Campanha de Fraternidade, dois manuais para públicos específicos. O objetivo é disseminar informações importantes quanto à utilização segura do sistema metroviário.Uma das publicações é dirigida aos usuários idosos (a partir de 65 anos) e a outrase destina aos portadores de necessidades especiais.

Em 2005, o Metrô transportou 28 milhões de pessoas da terceira idade e 10 milhões com algum tipo de deficiência. As cartilhas serão distribuídas gratuitamente e apresentam, de forma didática e ilustrativa, informações que vão ajudar esses usuários preferenciais. Na primeira etapa dessa campanha de orientação e conscientização, a tiragem do manual para os idosos é de 80 mil exemplares. Para os usuários com deficiência, há previsão de 30 mil manuais, além da versão em braile, que está sendo preparada.

A distribuição será realizada numa parceria entreEstado e prefeitura, por meio das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e do Conselho do Idoso (estaduais e municipais). Os manuais serão encontrados também em instituições que lidam diretamente com esses usuários e nos postos de atendimento da Previdência Social localizados nas estações Sé e República do Metrô.

Informações práticas –O Manual do Usuário com Deficiência e o Manual do Usuário Idoso explicam, por exemplo, como evitar acidentes nas escadas rolantes, equipamentos em que ocorrem 40% dos problemas registrados nas estações metroviárias.Os cuidados que devem ser tomados no embarque e desembarque dos trens mereceram destaque. As informações prezam a segurança dos passageiros, mas lembram também que problemas no fechamento das portas dos trens prejudicam a operação comercial, causando atrasos.Nas cartilhas, o interessado pode conhecer o mapa da rede metropolitana de transporte coletivo sobre trilhos e os canais de relacionamento entre a Companhia do Metrô e os passageiros, além dos procedimentos necessários para obtenção dos bilhetes especiais do Metrô.

Do Departamento de Imprensa do Metrô