Tom Zé, Orquestra Sinfônica Municipal e Projeto Guri animam a Virada Cultural em Campinas

Primeira edição acontece nos próximos sábado e domingo, dias 19 e 20

qua, 16/05/2007 - 17h35 | Do Portal do Governo

Tom Zé, um dos mais ousados compositores e intérpretes da música brasileira é uma das várias atrações da  primeira edição da Virada Cultural Paulista em Campinas, que acontece nos próximos sábado e domingo, dias 19 e 20.

A exemplo do que aconteceu na Capital, a maratona cultural irá apresentar 24 horas de shows e expressões artísticas de todos os gostos e gêneros, em 10 das maiores cidades do Estado de São Paulo. As atrações,  incluem além de artistas de renome nacional e regional, apresentações teatrais, dança, artes circenses e performáticas, concertos, filmes,  e mostras de artes.

Para quem gosta de musica popular brasileira, a sugestão é o show de Jussara Silveira. Com sua voz afinada e elegante a cantora apresenta show com composições inéditas e releituras de clássicos da MPB, ao lado de  Luiz Brasil, arranjador, compositor e produtor. Outra boa opção para quem gosta de música é a apresentação de Laura Finocchiaro, cantora e compositora eleita a “revelação nacional” no Rock in Rio em 1991.  

 A musica erudita fica por conta da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, a primeira instituição do gênero a surgir em uma cidade brasileira que não seja a capital do Estado.

O painel artístico do evento apresenta também um show especial do  Projeto Guri, que  nasceu em 1995 na Secretaria de Estado da Cultura e  hoje consolida-se como um dos projetos mais bem sucedidos na área sócio-cultural, promovendo a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do ensino coletivo da música.

A Virada Cultural em Campinas acontecerá em vários locais, como

Estação Cultura (palco principal), Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, Bosque dos Jequitibás, Praça Bento Quirino, Sesc Campinas,

Observatório Municipal de Campinas,  MAC Campinas, MIS Campinas,  Praça Carlos Gomes, Concha Acústica Taquaral e  Mercado Municipal de Campinas

 Confira aqui a programação completa da Virada Cultural Paulista em Campinas:   

Dia 19/0518h

Abertura Oficial

Local: palco principal18h às 18h de 20/05

Museu de Arte Contemporânea de Campinas

O museu ficará aberto com as exposições: Rouxinol 51 – Um Olhar Sobre a Escola Brasil; Valcides – Pantanal em Cores; e Acervo Macc – anos 60 e 70.18h às 18h de 20/05

Maratona nas Estrelas

O observatório astronômico permanecerá aberto ao público que poderá visitar e observar o céu da cidade sob orientação dos astrônomos.

Local: Observatório Municipal de Campinas Jean NicoliniA partir das 18h

Escultura 24h

Ateliê Aberto

O projeto visa a resgatar o olhar e o reconhecimento simbólico e geográfico de esculturas públicas da cidade, e que foram se tornando anônimas e quase invisíveis diante da concorrência das placas de publicidade. São 24 esculturas sinalizadas com balões de gás hélio, além da distribuição de mapas impressos pontuando esses lugares da cidade.

Local: espaços públicosA partir das 18h

Coletivo Tupinikins

O Coletivo instala durante 24 horas três ampliações fotográficas em lonas gigantes, transformando a cidade em uma galeria de arte. Participam do projeto os fotógrafos: Antonio Brasiliano, Peetssa, Jorge Lepesteur, Zarella Neto, Ding Musa, Eric Rahal, Marcos Vilas Boas, Marcelo Naddeo e Julio Kohl.

Local: espaços públicosA partir das 18h

Sinalização Subjetiva

No projeto do artista Vinicius Berton, 20 placas semelhantes às utilizadas para a sinalização de trânsito são instaladas em postes, praças e muros da cidade; nelas, símbolos visuais indicam problemas como violência, pobreza, alagamentos, prostituição e poluição.

Local: espaços públicosA partir das 18h

Cinema

Projeção de filmes documentários e de ficção, seguindo durante a madrugada.

Local: MIS – Museu da Imagem e do Som18h às 5h

A Arte da Reciclagem – Programação SESC

Composta por 20 painéis de material reciclado e uma estação de vídeo para exibição de documentário, a mostra – com fotografias de Paulo Friedman e textos de Sérgio Adeodato – aborda os processos industriais de reciclagem realizados no Brasil, dando destaque à atuação dos catadores de diferentes cooperativas brasileiras.

Local: SESC Campinas18h

Núcleo de Samba Cupinzeiro

O grupo interpreta obras de compositores paulistas que tiveram papel fundamental na formação e manutenção das tradições do samba da região, além de composições próprias.

Local: Praça Bento Quirino18h – Programação SESC

Russo Jazz Band

Humor e criatividade marcam essa apresentação itinerante em que os músicos, vestidos como se estivessem nos anos 40, revivem grandes nomes do jazz tradicional.

Local: SESC Campinas18h30

Matriz do Samba – Ilsey Mirian e Aluísio Jeremias

No projeto que homenageia o samba, a dupla apresenta repertório próprio, além de sambas tradicionais. Ilsey se destaca como uma das grandes cavaquinistas do país, e já se apresentou com grandes nomes do samba.

Local: Praça Bento Quirino19h

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

A OSMC foi a primeira instituição de seu gênero a surgir em uma cidade brasileira que não é capital de seu Estado. No programa, a Abertura da Ópera Idomeneo e o Concerto para Piano n° 25, em Dó Maior de Mozart; Berceuse elegíaco, op. 42 de Ferrucio Busoni e a Sinfonia n° 2 de Kurt Weill. Regência de Ira Levin.

Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 16h.

Local: Teatro do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes19h

Periferia em Ação – Flor da Manhã, Grupo Anauê e Sistema Negro

O projeto reúne grupos que apresentam repertório que abrange samba, pagode e rap.

Local: Bairro Santa Lúcia19h – Programação SESC

Emídio Luisi

Bate-papo com o fotógrafo nascido na Itália, que chegou ao Brasil aos sete anos e que há mais de uma década vem pesquisando a história da imigração italiana na capital.

Local: SESC Campinas – GrátisA partir de 20h

Mercado Mundo Mix

Feira multidisciplinar que reúne atitude, comportamento, moda, música, literatura, revistas e acessórios de criadores, designers e estilistas de todo o país.

Local: Estação Cultura20h – Programação SESC

Blues Etílicos

Referência do blues nacional, o grupo liderado pelo gaitista Flávio Guimarães participa da Coletiva de Blues para lançar seu mais recente CD que homenageia o grande mestre Muddy Waters.

Local: SESC Campinas – Grátis (os ingressos devem ser retirados a partir das 18h00)20h

A Rosa do Povo

Com: Joaquim Andrade/ Direção: Batista Mendes

Performance baseada no poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade.

Local: MIS – Museu da Imagem e do Som21h30

Salada Mista

Com: Autojabôs Cia. Das Belas Artes

Um espetáculo que une circo e teatro de variedades, criado para ocupar espaços alternativos. No roteiro, Tintinha & Esparadrapo são artistas circenses desempregados que seguem como Saltimbancos, em busca de um espaço para mostrarem suas habilidades.

Local: Estação Cultura22h

Kafka in Off

Com: Cia. Borelli de Dança/ Direção: Sandro Borelli

O espetáculo apresenta cenas coreográficas de três espetáculos de dança contemporânea já encenados pela companhia paulistana, todos baseados em obras literárias de Franz Kafka: A Metamorfose, O Processo e Carta ao Pai.

Local: Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes22h30

Tom Zé

Aos 70 anos, Tom Zé é um dos mais modernos e ousados compositores e intérpretes da música brasileira. Em seu último trabalho as músicas não têm letras, só vocalizações, cantos, sons, acalantos e interjeições, misturando dodecafonia com frevo pernambucano e forró, entre outros ritmos brasileiros.

Local: Estação Cultura23h – Programação SESC

Cinema e Vídeo – Os 12 Trabalhos (Brasil, 2006, 90 min) / Direção: Ricardo Elias

Uma releitura contemporânea do mito de Hércules, que traça um panorama da vida nas grandes cidades e ressalta o esforço e a luta de uma juventude sem muitas perspectivas. 12 anos.

Local: SESC Campinas – Grátis23h30

Microdanças que se Desfazem ou Episódios que não se Repetem

Com: Cia. Gestus/ Direção: Gilsamara Moura

Criado em 1990, o grupo de Araraquara é formado por bailarinos que, insatisfeitos com os padrões tradicionais de ensino em academias de dança, construíram um núcleo artístico de pesquisa e desenvolvimento criativo, vislumbrando uma nova forma de organização para a dança.

Local: Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes0h

Batuque de Umbigada

Formado por moradores das cidades de Tietê, Capivari e Paraíba, é o ultimo grupo remanescente desta tradição e praticante do passo da dança de umbigada.

Local: Praça Bento Quirino

Dia 20/05

0h15

Negra Li

Liliane nasceu na Vila Brasilândia, bairro da zona norte de São Paulo. Descobriu sua voz na igreja e depois no coral da USP. Descoberta pelo público em trabalhos recentes no cinema e na TV com o filme e a série “Antônia”, mistura rap com a pegada do hip-hop, tudo temperado com muito groove.

Local: palco principal01h – Programação SESC

Cinema e Vídeo – CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS (Brasil, 2003, 99 min)/ Direção: Marcelo Gomes.

Em 1942, dois homens se encontram no sertão nordestino: Johann, um alemão que fugiu da guerra, e Ranulpho, um brasileiro que quer escapar da seca que assola a região. Nesta jornada, os dois aprendem a respeitar as diferenças e surge entre eles uma amizade incomum, mas que marcará suas vidas para sempre. 14 anos.

Local: SESC Campinas – Grátis1h30

Jussara Silveira + Luiz Brasil

Nascida em Nanuque (MG) e criada em Salvador (BA), Jussara Silveira foi influenciada pelo violão de João Gilberto e por Paulinho da Viola, Chet Baker, Billie Holiday e Nana Caymmi. Com sua voz afinada e elegante a cantora apresenta show com composições inéditas e releituras de clássicos da MPB. Luiz Brasil é baiano. Arranjador, compositor e produtor, une à sua musicalidade nata e ao seu rítmo tão peculiar, a habilidade e a técnica desenvolvidas nos diversos instrumentos que domina.

Local: Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes2h30

DJ Shetara

DJ há 17 anos, já tocou com ao lado dos melhores DJ´s do Brasil e do mundo. No repertório, Black Music, Samba-Rock, Rap, R&B, Funk, Reggae, Soul, Flash Back, Salsa, Rumba, Merengue, etc.

Local: palco principal3h

Coletivo Rolê

Grupo formado por 10 fotógrafos (Cauê Ito, Edu Castello, Fabio José, João Sal, José Pedro, Lucas Pupo,

Marcos Cimardi, Paulo Batalha, Renato Missé e Ronaldo Franco), que desde 2003 vivenciam e registram em fotografia e vídeo a cidade de São Paulo durante as madrugadas. O Coletivo leva suas projeções fotográficas e um vídeo num roteiro noturno pela cidade.

Local: espaços públicos3h – Programação SESC

Cinema e Vídeo – A CONCEPÇÃO (Brasil, 2005, 96 min) / Direção: José Eduardo Belmonte

O filme propõe um falso movimento chamado Concepcionismo, que consiste em morte ao ego, ser tudo de todas as maneiras, abolir o dinheiro entre outras coisas, seguir o caminho do excesso, nem que para isso sejam necessárias drogas, documentos falsos, total despudor. 18 anos.

Local: SESC Campinas – Grátis3h30

DJ Mo´Ma + Submagem

Formado pela dupla Samantha Moreira e Guilherme Maglio, o Mo’Ma apresenta um mix sonoro sofisticado de House, variedades exóticas, latinidades, Jazz e clássicos com batidas eletrônicas. Já o Submagem, formado pelos VJ’s Kid e Maira apresentam imagens realizadas a partir de apropriações de imagens da TV e do cinema da década de 40 aos dias atuais.

Local: Estação Cultura3h30

Laura Finocchiaro

A cantora e compositora eleita a “revelação nacional” no Rock In Rio II, em 1991, apresenta um show cujo repertório transita pelo pop, rock, samba, funk e bossa nova num mix sem preconceitos entre cavaquinho, guitarra, pandeiro, surdo, tamborim e batidas eletrônicas.

Local: Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes4h

DJ Marcos Morcef

Nascido em Maceió (AL), é DJ desde 1997. Um dos melhores de house music do País, seu set inclui referências aos anos 80 e 90, disco punk, variações de breakbeats, electrohouse, bootlegs, o novo rock eletrônico, new wave house, surpreendendo a pista com batidas mais quebradas e criativas.

Local: palco principal6h

DJ Alcides

Criador do coletivo de DJs e artistas TUTU e proprietário do Clube Informal, em Campinas, em seus sets predomina o funk em todas as suas vertentes.

Local: palco principal8h

Choro Bandido

A Proposta do grupo é fazer música boa, de qualidade e com qualidade, mantendo a naturalidade do choro, mas com um estilo todo próprio sem tirar a essência brejeira do gênero, aproveitando as várias influências e formação musical de cada integrante.

Local: Bosque dos Jequitibás9h – Programação SESC

Tai Chi Chuan

Com técnicos do SESC.

Local: SESC Campinas – Grátis9h às 11h

Chorinho no Bosque – Grupo Som Brasil

O grupo apresenta repertório de choro tradicional brasileiro.

Local: Bosque dos Jequitibás9h às 11h – Programação SESC

Saída Fotográfica (Oficina)

Com o fotógrafo Emídio Luisi. Das 12h às 13h as imagens são reveladas por um laboratório profissional.

Local: SESC Campinas – Grátis9h às 12h – Ateliês abertos ao público

Nil Rocha – Ateliê de Cerâmica em Alta Temperatura

Rua do Joá, 573, Condomínio São Conrado, fone: 3258 4699

Tote Espaço Cultural – Norma Vieira & Vera Orsini

Rua Dona Maria Franco Salgado, 260, fone: 3258 92989h às 18h – Programação SESC

A Arte da Reciclagem

Composta por 20 painéis de material reciclado e uma estação de vídeo para exibição de documentário, a mostra – com fotografias de Paulo Friedman e textos de Sérgio Adeodato – aborda os processos industriais de reciclagem realizados no Brasil, dando destaque à atuação dos catadores de diferentes cooperativas brasileiras.

Local: SESC Campinas10h

Projeto Guri e Corais Convidados

O Projeto Guri nasceu em 1995 na Secretaria de Estado da Cultura e desde 1997 é administrado pela Associação Amigos do Projeto Guri, que em 2004 foi qualificada como Organização Social de Cultura. Após 12 anos, consolida-se como um dos projetos mais bem sucedidos na área sócio-cultural, promovendo a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do ensino coletivo da música.

Local: Praça Carlos Gomes

10h

Grupo Girasonhos

O espetáculo apresenta parte do repertório do grupo, gravado no CD homônimo lançado em outubro de 2003, e faz um apanhado dos dez anos de existência do grupo. No repertório, contos e lendas da tradição oral , além de histórias e canções criadas pelo grupo.

Local: Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes10h

Maurício e Marcelo

A dupla de irmãos completa em 2007, dez anos de carreira e apresenta um repertório que abrange vários ritmos, do samba de Cartola às composições de Zeca Pagodinho; dos sucessos atuais da MPB, aos clássico de Vicente Celestino.

Local: Mercado Municipal de Campinas10h – Programação SESC

Danças Circulares

As Danças Circulares são danças tradicionais de diversos povos. Geralmente realizadas em roda, sendo suas características a união e a cooperação. Seu repertório transmite alegria e diversão.

Com: técnicos do SESC

Local: SESC Campinas – Grátis11h – Programação SESC

Espaço Cultural Semente

Vivências Circenses com artistas do Espaço Cultural Semente, de Campinas. 120min. Livre.

Local: SESC Campinas – Grátis11h

A Exceção e a Regra

Com: Núcleo 2 da Cia. Fábrica São Paulo/Direção: Eduardo Miranda

A companhia volta aos palcos numa nova montagem da peça didática de Bertolt Brecht, que procura aprofundar as relações do teatro com a educação, sob a perspectiva da formação humanística e crítica.

Local: Saguão da Estação Cultura12h

Madeira de Lei

O show é a síntese de um trabalho de quatro anos de Léo Nascimento, compositor, cantor e instrumentista, e Fernanda de Paula, cantora, letrista e percussionista. A dupla traça um paralelo entre universos distintos, o erudito e o popular.

Local: Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes12h às 13h – Programação SESC

Laboratório e Revelação

As imagens captadas na Saída Fotográfica são reveladas por um laboratório profissional.

Local: SESC Campinas – Grátis13h

Saci Criolo

Realizando uma mistura de ritmos brasileiros a elementos do rock, do funk do rap e da soul music, a banda de Campinas apresenta um show de composições próprias, além de versões da Nação Zumbi, Lenine, Jorge Benjor, Farofa Carioca, Zeca Baleiro e O Rappa, entre outros.

Local: palco principal14h

Moderna Tradição

O grupo se reúne em homenagem a um dos mais importantes movimentos da música brasileira, o choro, apresentando repertório que inclui composições de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Garoto, entre outros. Formado originalmente pelos músicos Benjamim Taubkin, Izaías Bueno de Almeida, Israel 7 Cordas, Naylor Proveta e Guello, conta com a presença do flautista Toninho Carrasqueira como músico convidado.

Local: Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes14h

Big Band Samburá

Grupo tem uma formação diferenciada com a inclusão de trompas e tuba, além dos instrumentos mais usuais. A banda apresenta repertório dos grandes mestres da MPB e internacionais, com novos arranjos.

Local: Praça do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes14h

Cia. de Artes e Manifestações Populares Ilus de Assuada

Utilizando instrumentos característicos do Maracatu, o grupo desenvolve – além dos diversos Baques e Loas (cantos) de nações tradicionais de Maracatu – Afoxé, Cirandas e outras linguagens brasileiras e africanas, pesquisando e vivenciando essas manifestações culturais.

Local: Imediações do palco principal14h – Programação SESC

Abaixo das Canelas

Com: Grupo Teatro Minicia

A cidade de Poscovônia tem um hábito muito estranho: ninguém pode mostrar os pés, sendo proibido andar descalço e até usar chinelo. A palavra pé nem pode ser pronunciada sem causar constrangimentos. Mas por quê?

Local: SESC Campinas (os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência).15h às 18h

Domingo no Parque – Hip Hop, ARE e Orquestra Cabocla

O projeto reúne grupos que apresentam repertório de Rap de conscientização e do dia-a-dia da periferia. A Orquestra Cabocla, formada por violas, apresenta música regional.

Local: concha acústica do Parque Taquaral15h às 18h – Programação SESC

Resultado da Jornada Fotográfica

Mostra das imagens selecionadas pelos participantes e o fotógrafo Emídio Luisi durante o período de um mês, que foram criadas especialmente para a Virada Cultural Paulista.

Local: SESC Campinas – Grátis15h

Mercado de Peixe

Há dez anos o grupo de Bauru registra e divulga aventuras sonoras decorrentes da inevitável reação da cultura popular frente às imposições globalizantes do mercado: vozes e sons rachados, de pés caipiras e mentes tupis, lendas, notas, compassos, amores e contradições. No show, músicas do álbum inédito “Territórios Interioranos”, que busca novos caminhos, como o afro-beat, guarânias e samba-rock.

Local: Estação Cultura15h30 – Programação SESC

Big Chico Blues Band

Com muita competência e personalidade, Big Chico já se apresentou em todos os grandes festivais nacionais e internacionais e acaba de lançar o CD Blues Dream.

Local: SESC Campinas – Grátis16h

Salada Mista

Um espetáculo que une circo e teatro de variedades, criado para ocupar espaços alternativos. No roteiro, Tintinha & Esparadrapo são artistas circenses desempregados que seguem como Saltimbancos, em busca de um espaço para mostrarem suas habilidades.

Local: palco principal16h

Anunciação

Com: Cia. Abacirco/ Direção: Lincoln Rolim

A peça conta a história de amor dos palhaços Carlão e Fiorina que se conhecem e se apaixonam no picadeiro. Uma rica variedade de sons e ritmos serve de suporte para a narrativa que constrói cenas clássicas de palhaços e mistura técnicas de teatro e circo.

Local: Bosque dos Jequitibás17h

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

A OSMC foi a primeira instituição de seu gênero a surgir em uma cidade brasileira que não é capital de seu Estado. No programa, a Abertura da Ópera”Idomeneo” e o Concerto para Piano n° 25, em Dó Maior de Mozart, Berceuse elegíaco, op42 de Ferrucio Busoni e a Sinfonia n° 2 de Kurt Weill. Regência de Ira Levin.

Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 16h.

Local: Teatro do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes17h

Cordel do Fogo Encantado

O grupo nasceu sob forma de um espetáculo cênico-musical montado em Arcoverde, a 260km de Recife (PE). Sob o comando do vocalista e panderista Lirinha, misturam a tradição musical do sertão, o samba de coco, o reisado, a embolada e a música dos cantadores de Pernambuco em um dos mais inventivos trabalhos musicais produzidos no Brasil nos últimos anos.

Local: palco principal17h30 – Programação SESC

Riverboat’s Jazz

Intervenção itinerante composta de repertório clássicos do jazz tradicional e algumas composições recentes, no estilo tradicional/dixieland. Com Thomas Fiedler, Souzafone (baixo tuba), Tony Robson (banjo), Gerson Araujo (clarinete, saxofone, flautim) e Ricardo Puttomatti (washboard).

Local: SESC Campinas – Grátis

ENDEREÇOS

Palco Principal

Estação Cultura – Praça Floriano Peixoto, s/ n° – Centro

Tel: 3705.8000Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes

Praça Imprensa Fluminense, s/ n° – Cambuí.

Sala Luis Otávio Burnier

Tel: 3232-4148 ou 3232-5977Bosque dos Jequitibás

Rua Coronel Quirino, 2 – Centro

Praça Bento Quirino s/n° – Centro

SESC Campinas

Rua Dom José I, 270 – Bonfim

Tel: 3737.1515Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini

Monte Urânia, Serra das Cabras, Distrito de Joaquim Egídio.MAC Campinas

Av. Benjamin Constant, 1633 – térreo – Centro – Campinas (ao lado da Prefeitura).

Tel: 3236.4716MIS Campinas

Rua Regente Feijó, 859, Centro (Palácio dos Azulejos).

Tel: 3236.7851Praça Carlos Gomes

Av. Irmã Serafina, s/n, CentroConcha Acústica Taquaral

Parque do Taquaral, s/n, TaquaralMercado Municipal de Campinas

Rua Benjamim Constant, s/n, Centro 

Leia também as programações de:

Bauru

Araraquara 

Araçatuba